A ARTE NORDESTINA | Blog de arte e cultura: do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de arte e cultura: do nordeste brasileiro: 07/13/20 A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de arte e cultura: do nordeste brasileiro: 07/13/20
   
   

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

NEWTON AVELINO

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

13 julho, 2020

A ARTE NORDESTINA E SEU FOLCLORE REGIONAL MOSTRAM A RIQUEZA DE DETALHES DENTRO DA CULTURA REGIONAL BRASILEIRA

img src='danca-do-xaxado-no-nordeste' title='danca-folclorica-nordestina' alt='baiao-danca-do-nordeste' 2









 A CULTURA E A ARTE NORDESTINA MOSTRAM OS SEUS ASPECTOS CULTURAIS E AS DIVERSIDADES DENTRO E FORA DESSA REGIÃO BRASILEIRA





      Se tem uma região que gosta muito de valorizar e mostrar a sua cultura, essa região se chama o Nordeste brasileiro. A cultura dessa região, é muito diversificada dentre a imensidão dos seus nove estados. A culinária, suas danças e músicas tradicionais, suas festas típicas, seu artesanato, enfim, todos seu folclore. Isso faz dessa região, um celeiro cultural do Brasil. 


img src='www.aartedenewtonavelino.com' title='dança-folclorica-nordestina' alt='xaxado-dança-criada-pelos-cangaceiros'


      Hoje vamos falar das danças tradicionais do Nordeste. Falaremos do Xaxado, Baião e o Xote. O xaxado praticamente foi inventado na época do cangaço. O xaxado é uma dança típica nordestina, que está ligada diretamente a Lampião e seus companheiros de volante. Nos anos 20 O cangaceiro Virgulino Lampião,foi recrutado para participar do bando do Senhor Pereira; durante alguns anos, ele foi um dos cangaceiros desse grupo, logo depois de 1922, o Senhor Pereira deixa o sertão e vai para Goiás, Lampião assume o bando, e passa a ser o chefe de seu próprio bando. Nessa época, os cangaceiros quando ganhavam alguma luta, davam carrapetas de sachar, ou seja, eles tinham suas próprias coreografias nas danças em comemoração à alguma coisa de bom para eles e de ruim para os outros; talvez tenha sido através disso, a criação dessa dança chamada de xaxado. Tem alguns historiadores que falam que essa dança é uma adaptação de danças portuguesas. No início, denominava-se Xaxado, apenas a música que era usada como fundo para a dança pisada, existe uma diferença entre Xaxado que é a música e a pisada que é a dança. Alguns outros historiadores falam que o Xaxado é uma dança de origem pernambucana provinda do agreste e sertão, ou seja, das regiões da caatinga (mata branca), região de clima seco e vegetação espinhenta. Foi criada pelos cangaceiros e tinha como finalidade comemorar a batalha ganha. Como vemos, o xaxado realmente pode fazer parte da cultura popular nordestina. O interessante, e que, nisso tudo, temos a mistura do baião, xote e o próprio xaxado dentro da cultura Nordestina. 


img src='www.aartedenewtonavelino.com' title='danca-folclorica-nordestina' alt='forro-danca-tipica ' 3


      O xote é outra dança da cultura regional que tem influência europeia, mas como toda cultura brasileira, o povo brasileiro conseguiu adaptar e deu outra roupagem musical a ele, criando assim o xote malandro, o xote pé de serra, xote de forró e o xote de matuto que é uma dança mais diferente, parecendo com a marcação de música escocesa. Já o baião é um gênero de música e dança da região do Nordeste do Brasil, derivado de um tipo de lundu, denominado baiano. Ele tem uma mistura musical que utiliza vários instrumentos tais como: a viola, triangulo, flauta e outros instrumentos. Essa mistura musical de estilos musicais da cultura e da arte nordestina nos remete as cenas interioranas do nosso nordeste brasileiro que constrói essa musicalidade dentro da cultura popular, e que só enriquece a nossa história dentro do cenário brasileiro e mundial. 


img src='www.aartedenewtonavelino.com' title='dança-folclorica-nordestina' alt='coco-de-roda'4


      A verdade é que, a arte nordestina, sempre se renova mas mantendo o tradicional dentro da sua cultura. As variedades de estilos musicais dentro dessa cultura, faz revelar a capacidade de criação de tantos artistas populares, que seria redundante dizer quantos seriam eles dentro da arte regional brasileira. A capacidade de criação da arte da cultura nordestina de gêneros e de estilos, é a marca que esse povo tem em fazer cultura, arte e história dentro da sua própria história. O Nordeste, falando culturalmente, podemos dizer que ele é para o Brasil, o celeiro de uma infinidade de histórias culturais da arte e da cultura popular do Brasil. Hoje podemos afirmar sem sombra de dúvidas que o tradicional, pode muito bem andar de braços dados com o moderno, sem perder ou tirar à essência das características de cada um desses maravilhosos artistas.