ENTRE TINTAS E PINCÉIS
O artista potiguar Newton Avelino é um admirador da cultura popular do nordeste, desde adolescente esse artista popular teve como escola a sua vivência entre os sertanejos seus costumes e a própria cultura deles.
O artista via no dia a dia os sertanejos na labuta e dessa forma foi absorvendo toda a cultura desse povo. As tintas e pincéis desse artista mostram um dura realidade mas com seus traços e cores amenizando um pouco para quem tem o olhar compenetrado em sua arte a dor de um povo sofrido e que nunca teve um solução concreta para o término de uma estação seca que se arrasta já há algumas décadas .
Sua visão crítica é traduzida para as suas telas como em formas de protesto, como um grito de alerta. O estado do Piauí foi a porta de entrada para mostrar a esse artista potiguar que para se fazer arte, o artista, além de ter nascido artista, tem que vivenciar no dia a dia a cultura de um povo que é muito inteligente, muito trabalhador e que tem no seu coração a ingenuidade de criança.
O sertanejo é um povo que procura sempre fazer o bem . Newton Avelino se sente feliz por está mostrando através dos seus pincéis uma arte que na verdade não é sua, mas é de DEUS, e o sertão é o combustível que move a aguçada inspiração desse artista.