. 06/24/18Blog de Arte e Cultura | Assuntos do Nordeste

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato
Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

24 de jun de 2018

A MÚSICA NORDESTINA

cultura e arte popular de um povo | fonte da imagem: geografianordeste








CULTURA E ARTE POPULAR DE UM POVO




    Se tem uma região que gosta muito de valorizar e mostrar a sua cultura, essa região se chama o Nordestebrasileiro. A cultura dessa região, é muito diversificada dentre a imensidão dos seus nove estados. Sua culinária, suas danças e músicas tradicionais, suas festas típicas, seu artesanato, enfim todo seu folclore. 



    Isso faz dessa região um celeiro cultura da cultura popular do Brasil. Hoje vamos falar das danças tradicionais do Nordeste. Falaremos do Xaxado, Baião e o Xote. O xaxado praticamente foi inventado na época do cangaço. 



    O xaxado é uma dança típica nordestina, que está ligada diretamente a Lampião e seus companheiros de volante. Nos anos 20, Lampião foi recrutado para participar do bando do Senhor Pereira; durante alguns anos ele foi um dos cangaceiros desse grupo, logo depois de 22 o Senhor Pereira deixa o sertão e vai para Goiás, Lampião assume o bando, e passa a ser o chefe de seu próprio bando. Nessa época, os cangaceiros quando ganhavam alguma luta, davam carrapetas de sachar, ou seja, eles tinham suas próprias coreografias nas danças em comemoração à alguma coisa de bom para eles e de ruim para os outros; talvez tenha sido através disso, a criação dessa dança chamada de xaxado. 



    Tem alguns historiadores que falam que essa dança é uma adaptação de danças portuguesas. No início denominava-se Xaxado, apenas a música que era usada como fundo para a dança pisada, há uma diferença entre Xaxado que é a música e a pisada que é a dança. Alguns outros historiadores falam que o Xaxado é uma dança de origem pernambucana provinda do agreste e sertão, ou seja, das regiões da caatinga (mata branca), região de clima seco e vegetação espinhenta. Foi criada pelos cangaceiros e tinha como finalidade comemorar a batalha ganha. Como vemos, o xaxado realmente pode faz parte da cultura popular nordestina. 



    O interessante, e que, nisso tudo, temos a mistura do baião, xote e o próprio xaxado dentro da cultura Nordestina. O xote é outra dança da cultura regional que tem influências europeia, mas como toda cultura brasileira, o povo brasileiro conseguiu adaptar e deu outra roupagem musical a ele, criando assim o xote malandro, o xote pé de serra, xote de forró e o xote de matuto que é uma dança mais diferente, parecendo com a marcação de música escocesa. 



    Já o baião é um gênero de música e dança da região do Nordeste do Brasil, derivado de um tipo de lundu, denominado baiano. Ele tem uma mistura musical que utiliza vários instrumentos tais como: a viola, triangulo, flauta e outros instrumentos. Essa mistura musical de estilos musicais da cultura nordestina nos remete as cenas interioranas do nosso Nordeste brasileiro que constrói essa musicalidade dentro da cultura popular, e que só enriquece a nossa história dentro do cenário brasileiro e mundial. 



    As variedades de estilos musicais dentro dessa cultura, faz revelar a capacidade de criação de tantos artistas populares, que seria redundante dizer quantos seriam eles dentro da arte regional brasileira. A capacidade de criação de gêneros e de estilos, é a marca que esse povo tem em fazer cultura, arte e história dentro da sua própria história. 



    O Nordeste, falando culturalmente, podemos dizer que ele é para o Brasil, o celeiro de uma infinidade de histórias culturais da arte e da culturapopular do Brasil. Hoje podemos afirmar sem sombra de dúvidas que o tradicional, pode muito bem andar de braços dados com o moderno, sem perder ou tirar à essência das características de cada um desses maravilhosos artistas.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...