MANGUE SECO – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: MANGUE SECOBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: MANGUE SECO A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: MANGUE SECOBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: MANGUE SECOBlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

25 fevereiro, 2016

MANGUE SECO

Terra-de-Tieta | fonte da imagem: nationalissuperbia
Fonte da imagem: nationalissuperbia




TERRA DE TIETA



      Mangue Seco é uma daquelas maravilhas feita por Deus, que a Bahia nos proporciona. Ela é a última praia baiana que fica no litoral norte, está localizada no Município de Jandaíra, já fazendo fronteira com o lindo estado de Sergipe. Está localizada a 114 km da capital Sergipana, Aracaju, e a 255 Km de Salvador, a capital Baiana.




      Essa praia é um local propício para quem está querendo fugir da agitação dos grandes centros, desfrutando assim de bons momentos de tranquilidade e relaxamento que esse lugar paradisíaco tem. Esse belo lugar foi onde se deu a novela Tieta, de uma emissora de tv brasileira. A história da novela foi retratada em cima de um romance do grande escritor Jorge Amado. Depois da repercussão da novela foi aí que a beleza e a história desse lugar passou a ser reconhecido nacionalmente.




       A praia de mangue seco tem diversas opções de lazer e te proporciona desde a pescarias até um bom surf. A vila de Mangue Seco é muito pequena, o número de moradores é bem reduzido, e este lugar se torna extremamente seguro. O local não possui mercadinho ou mercearia, apenas uma pequena loja, chamada de shopping. Os turistas aproveitam para comprar itens de primeiras necessidade ou para comprar algum objeto de artesanato.




       Esse lugar é tão maravilhoso que foi feito por Deus entre a foz de um rio e que fica entre uma praia de água doce e as ondas do mar. Quem fica na vila precisa caminhar para chegar até o mar, indo pelas dunas ou acompanhando a margem do rio. Existem várias barraquinhas de praia, mas só uma recebe cartão, portanto sempre é bom indo para esse lugar, andar com dinheiro. O coqueiral e pequenos restaurantes proporciona aos visitantes um aspecto de paisagem deslumbrante, paisagem paradisíaca, um verdadeiro cenário de filme.




      O rio real merece um destaque todo especial, pois ele tem uma água salobra que diverte os banhistas com a facilidade de boiar e relaxar. Como o vento é muito forte e muda de direção, ele facilita as imensas dunas a se moverem avançando o lugarejo e querendo cobrir toda essa beleza. Para chegar a esse lugar, o transporte é mesmo de barco.




       Para quem está afim de conhecer esse paraíso aqui na terra é só pegar o carro partindo de Salvador pela avenida Luis Viana Filho, depois logo após pega a estrada do coco BA-099 e, em seguida, linha verde até pontal que fica a 28 Km de distância da divisa entre os dois estados. Em Pontal, pode-se chegar a Mangue Seco através da travessia do Rio Real ou pela praia, utilizando bugres, ou carros de tração 4x4, ou através da costa azul quando a maré estiver baixa. Tente conhecer essa maravilha de lugar, pois vale muito apena.











Nenhum comentário: