DANÇA DE SÃO GONÇALO – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: DANÇA DE SÃO GONÇALOBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: DANÇA DE SÃO GONÇALO A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: DANÇA DE SÃO GONÇALOBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: DANÇA DE SÃO GONÇALOBlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

25 fevereiro, 2016

DANÇA DE SÃO GONÇALO

Fonte da imagem: tupancultural




FESTA DAS REGATEIRAS




      
      A riqueza do folclore nordestino é incalculável em todos os aspectos, cultural, histórico e social. A influência que o nosso folclore recebeu de várias etnias só enriqueceu a nossa história, porém adaptamos e conseguimos fazer o nosso próprio folclore com a nossa identidade. A Dança de São Gonçalo é mais uma que tem a origem portuguesa e pode ser encontrada em diversos estados do Brasil, cada um com características próprias.



    Apresentada inicialmente nos templos religiosos católicos, com o intuito de catequizar os pecadores, foi considerada uma dança mundana, sendo proibida pelas autoridades, então ela passou a ser cantada e dançada nas zonas rurais, onde ainda hoje é aceita e praticada. 



   
      Tem como personagens o Mestre, tocador de viola, o contra mestre, tocador meia cuia ou meia cabaça, dois guias que são sempre os segundos de cada cordão e ainda os demais brincantes, todos vestidos de branco, com quepe e turbante.



     
     A roda de São Gonçalo é iniciada com todos os brincantes parados diante do altar, cantando louvações ao santo e em seguida começa o ritual, com um deles segurando a imagem de São Gonçalo. No fim, os que estão pagando promessa vão para o centro da roda e os dançadores continuam a dançar, sempre batendo forte com um dos pés. A data desse festejo é no dia 10 de janeiro, data de sua morte que foi em 1259. 



        Ela é realizada em Portugal desde o século Xlll, chegou ao Brasil no início do século XVlll, com os fiéis do Santo de Amarante. Em Portugal precisamente na cidade do Porto, o ato de se dançar em comemoração à São Gonçalo era chamado de Festa das Regateiras.




      Aqui no Brasil a dança de São Gonçalo é formada por dançarinos que se organizam em duas fileiras, uma de homens outra de mulheres, voltadas para o altar. Cada fileira é encabeçada por dois violeiros, mestre e contramestre, que dirigem todo o rito. No estado de Alagoas, a dança oriunda do estado da Bahia, encontra-se na cidade de Água Branca. 



       Hoje no Brasil não há dia determinado para o festejo do santo como outrora, somente oferecem-lhe uma dança e reza, cerimonia que ocorre sempre que alguém lhe tenha feito promessa e alcançado uma graça. Uma linda dança que faz parte da cultura nordestina e brasileira.



Nenhum comentário: