TAPIOCA COM JINGA – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: TAPIOCA COM JINGABlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: TAPIOCA COM JINGA A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: TAPIOCA COM JINGABlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: TAPIOCA COM JINGABlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

11 março, 2016

TAPIOCA COM JINGA







PRATO TIPICAMENTE POTIGUAR






    Uma das mais tradicionais cozinhas do brasil é a cozinha nordestina, pois ela tem um cardápio variado com diversos sabores e aromas misturado aos molhos picantes feitos com ervas da nossa terra chamada de Nordeste. O nordestino como é bem criativo, ele sempre está criando pratos maravilhosos que nos deixa com água na boca. O nordeste brasileiro é dividido entre litoral, sertão, agreste, meio norte, cariri, e outras sub-regiões. Pois bem, dentre todos esses costumes você encontra pratos e sabores diferentes entre um lugar e outro, mas também pode encontrar o mesmo prato em regiões diferentes. 




    Este é o nosso jeito de fazer as coisas, pois somos da mesma cultura, com diferenciações entre algumas coisas, o que é normal, pois toda unanimidade é burrice. É isso que é bonito na nossa terra, pois vemos o processo de criação dos nordestinos entre algumas coisas, isso em todas as áreas.
Hoje, vamos falar de um prato muito apreciado no litoral do Rio Grande do Norte, pois entre tantos pratos do litoral nordestino, temos a caranguejada, ou camarão torrado no alho e óleo, ou uma moqueca, ou um peixe frito com feijão verde e farofa d’água, e por aí vai. 




      Mas voltando ao prato muito típico no litoral norte do Rio Grande do Norte, vamos falar da “ginga com tapioca” que tanto os nativos quanto os turistas não vivem sem. Aos domingos ou qualquer dia da semana quando se está na praia, sempre passa algum vendedor de ginga com tapioca e aí sempre estamos degustando a “ginga com tapioca”. 





    Para entendermos o que é isso precisamos saber o que é a “ginga” e a “tapioca”. Ginga é o nome regional que damos ao peixe da espécie Manjuba ou Manjubinha. Ele chega a ser confundido com a “piaba” que é de água doce. Esse peixinho é bem consumido em toda região litorânea do Brasil. 





      Tem um tamanho mais ou menos de 15 centímetros de comprimento e é servido assado. Já a nossa tapioca, é uma iguaria que tivemos como influência dos nossos povos indígenas. Depois fomos adaptando aos nossos costumes e se tornou a nossa tapioca, pois provavelmente ela tenha vindo do beiju, que é bem mais grosso e maior. A tapioca tem uma grande fonte de energia. Então a mistura dessa duas coisas, veio a se tornar um manjar. 





   Ela pode ser consumida acompanhada de uma boa cervejinha para quem bebe, e pode ser consumida com um bom café, ou sucos. Na verdade esse prato tipicamente potiguar, é reconhecido tanto aqui como os que passam por aqui, reconhece que é uma maravilha de comida. Vindo ao Rio Grande do Norte, procure conhecer e saborear o prato “ginga com tapioca”.



Nenhum comentário: