EVENTO NA CAATINGA – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: EVENTO NA CAATINGABlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: EVENTO NA CAATINGA A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: EVENTO NA CAATINGABlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: EVENTO NA CAATINGABlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

08 setembro, 2016

EVENTO NA CAATINGA

O REI DO BIOMA NORDESTINO | Fonte da imagem: deolhonocariri












O REI DO BIOMA NORDESTINO








      As cidades do sertão do nordeste do Brasil, costumam criar eventos para divulgarem esses municípios e para gerar emprego e renda para as pessoas que residem nelas, pois são cidades que vivem da agricultura e pecuária familiar, mas como elas na maioria das vezes, enfrentam estiagem rigorosas, que trazem a desilusão e desespero da fome, pois as secas prolongadas, geralmente deixam um rastro de destruição, e isso faz com que todos sejam prejudicados com tanto desespero trazido por esses fenômenos naturais impostos pela natureza, então as prefeituras resolveram procurar outras formas de gerar empregos para os seus habitantes. 






       Essas prefeituras das pequenas cidades do sertão, não tem muitos recursos financeiros, pois são pequenos municípios com um número pequeno de habitantes, então elas aproveitam para fazerem um calendário municipal de festas, para que essas pessoas possam ter trabalho e renda de pelo menos, em um período curto. Na maioria das vezes, essas cidades divulgam esse calendários, para que essas cidades se tornem mais conhecidas. Mas aqui vamos falar de uma dessas cidade do nordeste, e que fica no sertão da Paraíba, e que, não é tão grande assim, mas que também, não é tão pequena assim, é apenas uma média cidade. Essa cidade fica no Cariri Paraibano, e se chama Cabaceiras. 






       O objetivo principal dessa festa, é promover a cadeia produtiva da caprinovinocultura. Também a festa, promove o movimento de turismo, já que as pessoas vem de outros estados para prestigiarem essa festa regional. Isso faz com que os empregos diretos e indiretos apareçam, e isso é ótimo, porque gera renda para muitas pessoas desses lugares. Cerca de mais ou menos umas 20 mil pessoas prestigiam essa festa, e são beneficiadas com uma bela festa, que tem um movimento na área de caprinovinocultura, e shows. 






       Esse evento é nacionalmente conhecido e destaca a produção caprina, influenciando a gastronomia e também o turismo do local. Esse evento já está no 18ª edição e é um evento que também destaca a cultura e a gastronomia regional. Tem feiras de animais nessa festa e também exposição. A festa do “Bode Rei”, é realizada nessa cidade que fica a 180 quilômetros de João Pessoa, capital paraibana. Nessa evento, tem ordenha da cabra leiteira do município, gincana do bode, pega bode, quadrangular do futbode, desfile real da comitiva pelas ruas da cidade, apresentação de quadrilha xote cariri, arrasta-pé com bandas e trio de xote.






        Então como vemos, essas festas de pequenos municípios da região nordeste, sempre é bem diversificada e cheias de folclore. É muito interessante, pois vemos que é o próprio sertanejo, o próprio nordestino, ele é quem inventa, e é quem cria sua própria cultura e a mantém na história, pois a manutenção e a conservação dos costumes, enriqueci a história da arte e da cultura. É muito conhecida e muito festejada, a festa do “Bode Rei”. No último dia do evento, que termina no domingo, sempre tem gincana do bode, e concurso. 






        O nordestino por si só, já gosta de uma festa, de um arrasta-pé, mas em se tratando de um evento como esse, aí é que ele prestigia mesmo, pois além de rolar muita dança e festejos, ainda tem a culinária que é toda a base de comidas regionais tais como: buchada de bode, carne de bode assada, miolo de bode, tripa de bode assada, e por aí vai. Esse evento é promovido pela prefeitura da cidade de cabaceiras em parceria com o governo do estado, por meio da empresa paraibana de turismo. Um outro lado positivo dessa festa é que, os artesãos do local podem mostrar seus trabalhos para o público, através da Artesa, como forma de expandir ações que são feitas no município. 






       Então como vemos, essa é uma das formas que as pequenas, médias e grandes prefeituras das cidades do sertão nordestino, tem de enfrentarem as secas, gerando um calendário de festividades para que as cidades promovam o seu nome e faça gerar emprego e renda através delas, para que as pessoas de baixa renda que moram lá, possam trabalhar e terem os seus salários. Vindo a Paraíba, não deixe de conhecer a cidade de Cabaceiras e a festa do “Bode Rei”.




Nenhum comentário: