. FESTEJOS JUNINOS DO BRASILBlog de Arte e Cultura | Assuntos do Nordeste

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato
Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

3 de set de 2018

FESTEJOS JUNINOS DO BRASIL

                                                                   
Festa do Nordeste | Fonte da Imagem: EstudoKids







FESTA DO NORDESTE 



      Uma das festas mais comemoradas dentro do Nordeste brasileiro são as festas Juninas. O São João se dá no mês de junho, e é logo depois do carnaval.  Essa festa chega a ser para o Nordestino uma das maiores Festas pagãs que está dentro do calendário de festividades do Nordeste Brasileiro. Eu posso até dizer que, o São João culturalmente falando, dentro do Nordeste,  chega a ser mais festejado do que o Carnaval. Afinal o carnaval são três dias, e as Festas Juninas começam um mês antes e um mês depois das comemorações. 



Festa do Nordeste | Fonte da imagem: ColégioWeb



      Já é um hábito nordestino esse tipo de festejo ter todo esse período de comemorações, afinal, são vários “Arraias” espalhados por cada canto de cada cidadezinhas do nosso Nordeste. Existem duas explicações para a origem do termo "festa junina". A primeira explica que surgiu em função das festividades, principalmente religiosas, que ocorriam, e ainda ocorrem, durante o mês de junho. Estas festas eram, e ainda são, em homenagem a três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Outra versão diz que o nome desta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem apenas a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina. Essa é mais uma entre tanta dentro do nosso folclore que foi trazida da Europa e introduzida na nossa cultura. Muitos historiadores falam que durante o período colonial esse festejo foi traduzido para o Brasil e introduzido entre nós. 




Festa do Nordeste | Fonte da imagem: howtobelieveinyourdreams




      Nessa época, havia uma influência muito grande de elementos culturais portugueses, espanhóis, franceses e chineses dentro da sociedade brasileira daquela à época. Da França vieram as danças marcadas, uma característica típica das danças nobres e que influenciaram bastante as quadrilhas juninas brasileiras. Já a tradição de queima de fogos veio da China, região de onde a tradição de manuseio da pólvora na fabricação de fogos. Da península Ibérica veio a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha. Todos estes elementos culturais ajudaram o Brasil na sua adaptação cultural dentro da cultura popular brasileira em cada estado brasileiro. E com a continuação das décadas e com o passar dos tempos, o folclore brasileiro tomou seu aspecto cultural genuinamente brasileiro, pois ele foi adaptado aos costumes, crenças, danças e ao dia a dia do seu povo, e da sociedade brasileira. Também tivemos uma influência muito forte dos costumes indígenas e dos africanos trazidos como escravos da África. Tudo isso fez da nossa cultura, uma cultura de pluralidades, mas que é uma cultura que soubemos adaptar e torna-la genuinamente brasileiríssima. A cultura popular nordestina não foge a regra, já que o Brasil começou pelo o Nordeste, então podemos dizer que tudo que foi introduzido no Brasil na época do Brasil colônia e Brasil império, teve que passar primeiro pelo Nordeste do Brasil. 



Festa do Nordeste | Fonte da imagem: odefensor






        Então isso foi muito importante para o crescimento da cultura local, que depois foi moldando aos costumes e aos gostos das pessoas locais. Esse tipo de festejo acontece em todo o país, mas podem ser divididas em dois tipos:  aquelas que acontecem no Nordeste e aquelas que acontecem no restante do país. A típica festa Junina nordestina é diferente das demais, por isso é que o Nordeste tem duas cidades que tem os maiores São Joãos do Mundo. Uma é Caruaru no estado de Pernambuco, o outro é em Campina Grande na Paraíba. Nas festas Juninas do Nordeste brasileiro, além de muito forró e danças típicas através das quadrilhas juninas, ainda tem queima de fogos, queima de balões, fogueiras, muita canjica, pamonha, milho verde, cozinhado e assado, tem muitos doces, adivinhações e todo um folclore que envolve essa festa regional nordestina. O São João é para o nordestino, uma festa que traz toda a alegria, toda beleza e toda cultura de uma região que valoriza muito seus costumes e suas tradições. Portanto no mês de junho venha conhecer a força, a beleza, a alegria e o folclore que essa festa proporciona para todos que dela participam, direta ou indiretamente. Venha conhecer o Nordeste, venha conhecer o São João do Nordeste.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...