COCO DO MARANHÃO – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: COCO DO MARANHÃOBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: COCO DO MARANHÃO A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: COCO DO MARANHÃOBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: COCO DO MARANHÃOBlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

23 maio, 2014

COCO DO MARANHÃO

                     
                       Fonte da imagem: encontro de culturas
                                      

                     



                           
                            DANÇA AFRO-BRASILEIRA
   





   
    O estado do maranhão é um dos estados da região Nordeste, que tem como meta, sempre preservar o seu folclore, as suas tradições e seus costumes. Resumindo, preservar a sua identidade. A dança do coco é uma dança que tem a origem afro-indígena brasileira, e que surgiu na época do império.
   




    Ela foi criada pelos escravos no período do Brasil império. Teve o seu auge nos estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas. Depois ela se espalhou por todo o Nordeste. Como conta a história, os Negros para aliviarem as dores, de tanto quebrarem coco babaçu com os pés, eles  praticavam uma dança de roda, executada em pares, e cantarolavam fazendo uma bela coreografia num ritmo frenético e que tocam umbigo com umbigo.
   




   Ela é uma dança afro indígena. Os participantes cantarolavam e executavam as coreografias em círculos e em filas, todos os participantes a executavam em pares. Essa dança é executada do litoral ao sertão do Nordeste. Só que ela recebe vários nomes diferentes, como coco de roda, coco de praia, coco do sertão, coco de umbigada.
   





   No Maranhão o coco é executado em rodas de quebradeiras. A dança do coco é uma das manifestações típicas do folclore Maranhense. Essa dança é executada na época dos festejos juninos. Os seus instrumentos se parecem com utensílios usados pelos trabalhadores na colheita do babaçu.
   






      A gente ver que a dança do coco ela muda de estado para estado e tem variáveis estilos de coreografias entre o coco de PernambucoParaíba e Alagoas, O coco Maranhense ele já tem influência dos tiradores do coco babaçu nesse estado, desde o período imperial. Isso mostra que o caboclo, o índio o negro, eles inventam e reinventam a cultura popular desse país. Só muda os costumes e as suas tradições variando de estado para estado da região nordeste.





        O coco maranhense tem a sua origem no canto de trabalhadores nos babaçuais do interior do Maranhão. Já o coco Praiano, praticado nos estados da ParaíbaAlagoas e Pernambuco, os historiadores falam que ele tem origem, nos engenhos de cana de açúcar de Pernambuco descendo para o litoral.



Nenhum comentário: