CULTURA POPULAR AFRO-BRASILEIRA – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: CULTURA POPULAR AFRO-BRASILEIRA Blog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: CULTURA POPULAR AFRO-BRASILEIRA A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: CULTURA POPULAR AFRO-BRASILEIRA Blog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: CULTURA POPULAR AFRO-BRASILEIRA Blog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

03 junho, 2014

CULTURA POPULAR AFRO-BRASILEIRA

Fonte da imagem: papagaioamarantino

                                 

                            
                                   NORDESTE CULTURAL
  


   O pagode de Mimbó é uma dança que nasceu na cidade de Amarante PI e vem desde os tempos do Brasil colônia. Essa tradição nasceu com os escravos, e está muito presente na comunidade Mimbó.
   Dois cantadores dão o ritmo nos tambores e cantam cantigas em versos em duas vozes. Os brincantes são pessoas de todas as idades, como: Idosos, e jovens.
   Eles formam duas filas em pares que se cruza sem obedecer nenhum tipo de coreografia todos os pares rodopiam sapateiam e gingam entre eles. As mulheres rodopiam e os homens galanteiam as damas.
   Os homens dançam batendo as "matracas" que são conhecidas por "Gafanhotos".  Essa manifestação popular nada mais é do que uma bela dança sensual entre os negros desde a época colonial.
   Esse folguedo inicialmente praticado pelos negros ele encanta pelo sempre pela participação de todos que o assistem. A cidade de Amarante fica distante da capital do Piauí Teresina a 156 km.
   O berço dessa manifestação cultural é nessa cidade acolhedora. Nos sábados, os tambores invadem os terreiros das beiras do Rio Canindé e o Parnaíba, renovando sempre essa tradição que já vem de longas datas.
   Esse espetáculo é composto por histórias de sabedoria popular e pela poesia dos sertões. O incrível é o tanto de diversidade e misturas de elementos culturais que o Nordeste brasileiro tem com a sua cultura.
   Essa dança é uma das muitas danças que são encontradas na cultura do povo nordestino, e que mostra que na nossa cultura temos influência dos europeus, índios e negros vindos da África.