REZADEIRAS NORDESTINAS – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: REZADEIRAS NORDESTINASBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: REZADEIRAS NORDESTINAS A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: REZADEIRAS NORDESTINASBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: REZADEIRAS NORDESTINASBlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

08 junho, 2014

REZADEIRAS NORDESTINAS

                               
                                                                                      Fonte da imagem: ladedentro
                   




                     REZADEIRAS, CULTURA NORDESTINA





       Tão remoto quanto a origem do homem esse ritual pagão dá conta de uma tradição mitológica.Esse ritual é água com sal, rezas, rosários água benta, cordão e nome de santos, esse aspecto que envolve o solo sagrado das rezadeiras.  




         Geralmente, mulheres idosas que com a sua sabedoria de e ramos de plantas faziam uma reza e espantavam qualquer mal daquelas pessoas que estavam sendo submetida àquela oração.As vezes, essas pessoas moravam muito distante dos centro e que ficavam em seus sítios a léguas e léguas de distância. 




     Surgindo para amenizar o sofrimento de quem é castigado pelas secas, são conhecidas como enfermeiras no sertão e até como um anjo da guarda. Elas cumprem o papel social de socorrer as pessoas que sofrem pela fome e pela sede em plena caatinga e o elo místico poderoso funde-se com a voz que sussurra da rezadeira, na hora em que está tratando alguém de alguma doença com: enxaqueca, espinhela caída, quebrantes e mau olhado ou qualquer outro tipo de dor.

  


     Com mãos ágeis, elas sustentam ramos verdes e pequenos. Traçando no ar, o sinal da cruz sobre a cabeça do doente. Elas tecem um fio invisível, unindo as dores dos homens, mazelas sem fim. Os ramos vão murchando com a continuação da reza . 

  



        As orações invocam santíssima trindade, não permitem que as pessoas cruzem os pés para não invalidar as orações por elas feitas. Na verdade, as rezadeiras, são pessoas que tentam fazer o bem a quem não tem muita oportunidade financeira e que estão em lugares sem infra estrutura pública e que não dá nenhuma oportunidade para locomoção para grandes centro para se tratarem em hospitais. Elas fazem parte da cultura do sertão do nordeste brasileiro e tem uma história na cultura popular. Essas mulheres, sempre teve o respeito do povo sertanejo.