ROMEIROS DO SERTÃO DO NORDESTE – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: ROMEIROS DO SERTÃO DO NORDESTEBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: ROMEIROS DO SERTÃO DO NORDESTE A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: ROMEIROS DO SERTÃO DO NORDESTEBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: ROMEIROS DO SERTÃO DO NORDESTEBlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

11 dezembro, 2014

ROMEIROS DO SERTÃO DO NORDESTE

Fonte da imagem: portalcaninde





TRADIÇÃO E FÉ SERTANEJA

   




     Romeiros a pé, peregrinando pelas rodovias do sertão nordestino, ou em pau de arara, fazem parte da cultura nordestina. Mas também sabemos que hoje a tradição já está sendo modificada, porque já não é tão permitido que eles viagem quilômetros e mais quilômetros em lastros de caminhões.
    




      O sertanejo é um eterno homem de fé, seja pelas dificuldades que ele passa, seja por respeito ao sacro, isso faz parte da sua doutrina, das suas origens e da sua história. No sertão nordestino como todo mundo sabe de co e salteado, que a religião predominante nessa região, é a católica.
   




       O Nordeste tem várias pessoas veneradas como “Santas” pelos sertanejos, e também pela maioria dos romeiros, tais como: Frei Damião, Irmã Dulce, Padre Cícero e vários outros, apesar da Igreja católica não reconhecê-los como tais. No nordeste a gente costuma ver peregrinações de romeiros pelas cidades do sertão nordestino, e as que se destacam mais são Juazeiro do Norte e Canindé, as duas ficam no estado do Ceará.
   





        Mas tem muitas outras cidades nordestinas que estão investindo no turismo religioso como o Crato que inaugurou o monumento de Nossa Senhora de Fátima, com 45 metros de altura. Já no Rio Grande do Norte, a 100 quilômetros da capital Natal, precisamente na cidade de Santa Cruz – RN. 






      A gente ver que construíram o monumento de Santa Rita de Cássia conhecida como a maior estátua das Américas, ela chega a ser maior que a do Cristo Redentor que fica no estado do Rio de Janeiro, e a estátua da Liberdade que fica em Nova York, têm a altura de 56 metros e está no sertão nordestino.
   




        Então como eu falei, já vem da alma e da cultura sertaneja esse hábito do sertanejo ter fé e sempre está participando de alguma romaria, seja por necessidade ou pelo fato de sempre ser um homem de fé e de ser um homem religioso. As romarias tem as suas datas e o seu calendário oficial. Segundo Câmara Cascudo, foram os portugueses que trouxeram essa tradição para o Brasil. Já que os índios não tinham pontos de convergências religiosas.
   





       Já os africanos convertidos ao islamismo conheceram as romarias e não foram estes que chegaram aqui como escravos. Por tanto juntou a influência portuguesa com a fé do sertanejo e se tornou tradição no sertão do nordeste e passou a fazer parte da cultura nordestina. 






        Portanto somos folclore, somos nordeste somos Brasil. A ingenuidade,  sabedoria e a crença, está dentro de cada um de nós, precisamos sempre acreditar em Deus, porque esse realmente está junto de cada um de nós nos momentos em que ninguém está conosco ele está lá.

Nenhum comentário: