AREIAS COLORIDAS – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: AREIAS COLORIDASBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: AREIAS COLORIDAS A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: AREIAS COLORIDASBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: AREIAS COLORIDASBlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

15 janeiro, 2015

AREIAS COLORIDAS

                                    Fonte da imagem: egroup

                                       



                            ARTESANATO NORDESTINO








          Não é nenhum segredo dizer que o artesanato nordestino é lindo e muito criativo, no que se refere a estética conceitual da coisa propriamente dita. Por outro lado sabemos que o nordestino na maior parte das vezes, usa essa habilidade atrelada a sua criatividade, para fazer do seu talento, um trabalho rico e diferenciado.
   




     No artesanato do nordeste brasileiro, é usado muito como matéria prima, à palha de carnaúba e do coqueiro, a fibra do agave, da cerâmica e outras matérias primas. Mas hoje vamos falar de um artesanato que é muito valorizado e conhecido pelos turistas de todos os cantos do mundo. Vamos falar das garrafas de áreas coloridas da região do estado do Ceará.
   




       Essas lindas garrafas com areias coloridas, consistem em um belo trabalho minucioso e com requinte de detalhes. Essas areias coloridas são provenientes das falésias do litoral cearense. Esses artesões usam essas areias como matéria prima para fazer trabalhos lindos dentro dessas garrafas de vidros, a onde eles usam como obra, as paisagens lindas do nordeste brasileiro.
   




      Em Majorlândia, foi a onde esse tipo de artesanato surgiu. Essa praia fica no interior do estado cearense. Artistas locais com sua criatividade criaram as garrafas de areias coloridas. Esses artesãos com muita paciência e todos os seus instrumentos de trabalho como: diminutas pazinhas e estiletes e outros instrumentos, vão dosando a areias sobre areias coloridas dentro das garrafinhas, formando assim as paisagens ou alguma outra coisa que eles queiram demonstrar como parte do seu talento, dentro de cada garrafa por eles ali trabalhadas.
   




       São várias formas, várias paisagens e vários desenhos por eles ali demonstrados. Praia das Fontes e Morro Branco tem um cenário próprio de falésias de areias coloridas. São várias cores naturais, pelo menos umas doze. Hoje a área de Morro Branco é protegida por lei, e proibida de alguma pessoa retirar areia.
   




      Os artesãos hoje pintam a areia branca e fazem cores mais fortes para substituir as naturais. Tem um espaço reservado pelo Ibama que permite a retirada da areia fora da área protegida. Além da areia, taças e garrafas, os artesão também usam um palito ou mesmo um fio de cobre para mostrarem os seus trabalhos.
   




       Também eles usam uma pequena concha e uma pá feita com aro de panela. São ferramentas de ponta fina, que dão toda mobilidade de trabalho para os artesãos, para que eles deem à forma desejada à areia dentro do trabalho que eles estão elaborando dentro das garrafas.


Nenhum comentário: