MONUMENTO DOS REIS – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: MONUMENTO DOS REISBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: MONUMENTO DOS REIS A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: MONUMENTO DOS REISBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: MONUMENTO DOS REISBlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

21 setembro, 2015

MONUMENTO DOS REIS

                
                                  Fonte da imagem: paraibacvb
                                     








                                          FARRA DE BODEGA
  









Não a nada mais justo do que esta homenagem que foi feita desde 2003 para dois dos maiores ícones da música popular brasileira, um é considera o “Rei do Baião” e o outro podemos dizer que é o “rei do ritmo”.

   Os dois artistas fizeram muito pelo Nordeste brasileiro com seus talentos, eles cantaram em verso e prosa essa terra maravilhosa. Foram na verdade duas personalidades que puderam mostrar ao mundo as vertentes do forró e de alguns outros ritmos que enriqueceram a nossa música, a nossa cultura.

   Um é pernambucano o outro é paraibano, mas que na realidade as suas canções eram feitas em formas de versos, mostrando as coisas do nosso nordeste. O monumento de Luiz Gonzaga e de Jackson do Pandeiro estar as margens do açude velho em Campina Grande e se tornou um dos cartões postais mais visitados da cidade paraibana.

   As esculturas em bronze, foram feitas pelo artista Joás Pereira Passos, e estão lá desde 2003. Digamos que este monumento representa uma cena cotidiana de dois artistas em uma bodega num momento de descontração. Essas esculturas tem recebido muitas visitas, mas durante as festas juninas em Campina Grande, essa visitação dobra em termos de quantidade de turistas.

   As esculturas foram feitas em bronze e em tamanho real. Esse conjunto de escultura é batizado como “farra de bodega”. Na verdade, essa foi uma das grandes ideias que os responsáveis pelo local tiveram, ela beneficia as pessoas que lá visitam, pois vão encontrar um local que mostra toda cultura nordestina. Para o artista que divulga a sua obra e é pago por ela. E para o município que ganha mais um espaço cultural e que vira cartão postal da cidade. Resumindo, foi bom para todos.




Nenhum comentário: