A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: DO OUTRO LADO DA CIDADE DO OUTRO LADO DA CIDADEA ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

NEWTON AVELINO

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

03 novembro, 2015

A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro , DO OUTRO LADO DA CIDADE , TURISMO NO NORDESTE ,

DO OUTRO LADO DA CIDADE

     
            
                                                         
                                  REDINHA DOS POETAS
                            
    litoral potiguar é muito lindo, tanto as praias do norte quanto as do sul, o que você ver, é uma imensidão de belezas, tanto a beleza natural das paisagens como também a beleza humana que se contrapõe com esse cenário deslumbrante que Deus deixou pra nós. 

   Em um belo dia de domingo ensolarado eu estive litoral norte, me deparo com uma praia linda que é a nossa praia da redinha, a onde se serve um peixe frito com tapioca que não tem em lugar nenhum desse nosso Brasil. Tudo isso acontece bem no meio de um mercado bem movimentado a onde todos se misturam entre cores e situação social todos são cidadãos que só quer ter um pouco de lazer e tranquilidade com os seus. 

   Toda essa troca de energia é feita no mercado central onde você degusta do bom e do melhor da área gourmet nordestina. Você nota que as pessoas gostam e valorizam essa bela praia, esse cantinho especial de natal. A redinha é toda especial, tanto para os seus nativos, quanto para quem chega de fora também. 

   Praia dos amores, dos cantores e poetas, Redinha dos pintores, escritores e autores, Redinha principalmente dos pescadores e de todos nós. Falar dessa praia e não falar do carnaval de rua de Natal, é uma falha de conhecimento para com a história da redinha e de Natal. É nesse bairro com a praia do mesmo nome, à onde existe o carnaval de rua mais animado de cidade do Natal

   Tudo isso começou desde aquela antiga colônia de pescadores onde veio crescendo desses anos pra cá e se tornou nisso que é hoje. História conta tudo isso por si só.  Essa praia é dividida em duas Redinha, a velha e a nova. A redinha velha pertence a natal e a redinha nova pertence a Extremoz. Como eu estava passeando e sem pressa, fui até a redinha nova que pertence a cidade de Extremoz, e vi que de lá, a gente parece que está do outro lado da cidade do Natal. 

   Vi também que o pôr do sol dessa cidade também é magnífico. Você de Natal ou que vem a passeio a cidade do Sol, não deixe de conhecer essas maravilhas dessa cidade, é só atravessar a ponte Newton Navarro, então você vai seguir pela avenida litorânea, e vai passar em frente ao Aquário de Natal, já na redinha nova. Esse Aquário é muito lindo, tem muitas espécies de animais marinhos que podemos apreciar, eles te cobram um preço simbólico de apenas vinte reais, que é para a manutenção dos bichos, vale apena ver acho que é o maior aquário do nordeste. 

   Então são essas coisas, que mostra o quanto esse bairro é um bairro cultural, além dele ter nascido no berço de natal, ainda é um bairro muito apreciado tanto pelos artistas, pessoas anônimas e pelos intelectuais. Se a burguesia frequenta ele ou ela, eu não sei, eu só sei que a redinha é de todos. 

   O charme desse bairro e dessa praia, nos remete as nostalgias de outrora e que nos mostra o quanto a sua história faz parte da própria história da cidade. Ele se destaca entre o antigo e o moderno. Redinha dos amores, cantores, pintores, autores, escritores, redinha dos poetas e de todos os pescadores ele ou ela é de todos nós. Essa praia é tão linda, que são duas, parece até gêmeas. A bela praia da redinha, é de todos nós.



Nenhum comentário: