A CAPITAL DOS AZULEJOS – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: A CAPITAL DOS AZULEJOS Blog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: A CAPITAL DOS AZULEJOS A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: A CAPITAL DOS AZULEJOS Blog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: A CAPITAL DOS AZULEJOS Blog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

04 dezembro, 2015

A CAPITAL DOS AZULEJOS

                                                                                     
Fonte da imagem: viajeabrasil





PATRIMÔNIO CULTURAL



      


      A cidade de São Luís do Maranhão respira cultura e arte desde os tempos da colonização. Essa capital nordestina tem uma influência enorme dos europeus, principalmente dos português, franceses, espanhóis mas também os holandeses deixaram suas marcas por lá principalmente na sua arquitetura. 


      
       Todas esses povos deixaram um pouco de suas influências nessa cidade. A cidade de São Luís foi fundada em 1612, depois invadida por holandeses, depois foi colonizada por portugueses. Essa capital nordestina tem um setor industrial muito forte alavancado por grandes empresas instaladas nessa capital. 


      
      Outro fator importante é que essa capital tem uma proximidade com grandes centros internacionais como a América do Norte e com a Europa. O centro histórico de São Luís ocupa uma área de 250 hectares envolvendo três mil e quinhentas construções. 


      
      Esse acervo tem uma importância histórica e arquitetônica para essa cidade, para o Brasil e para toda a humanidade. A cidade tem o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, dada pela (Unesco) em 1997. Os franceses e os portugueses deixaram muitos azulejos na capital maranhense. 


     
      Mas a grande influência dos europeus ainda no Brasil continua sendo de portugueses e espanhóis. Sabemos que a arte de pintar azulejos começou pelos Árabes, desenvolvendo formas geométricas ou florais, mas quando chegou na península Ibérica, os portugueses e espanhóis, mudaram o estilo e passaram a pintar passagens e figuras religiosas. 


      
      A onde hoje tem muitos casarões na capital maranhense, no início era apenas ocas de índios. Eles viviam da agricultura de subsistência, do pescado e coletando frutas que eles cultivavam. Essa cidade é realmente um exemplo para o Brasil quando o tema é a conservação do seu patrimônio histórico e arquitetônico. 


      
      Um dos maiores conjunto arquitetônico de azulejos portugueses da América Latina. Para você conhecer esses lugares que fazem parte da história de São Luís, você deve ir entre as terças feiras e os sábados, no horário da tarde. 


     
       Você vai se deslumbrar com detalhes de sobras, entre vielas e fachadas que se espalham por ruas de pedras e becos, praças e ladeiras. Seja mais um a ser um privilegiado de conhecer uma cidade tão linda como essa, com o seu estilo e a sua história. Para chegar a São Luís do Maranhão, é só ir pela BR 316, chegando na cidade, procure um guia turístico credenciado.

Nenhum comentário: