LATÃO DE LEITE – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: LATÃO DE LEITEBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: LATÃO DE LEITE A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: LATÃO DE LEITEBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: LATÃO DE LEITEBlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

18 dezembro, 2015

LATÃO DE LEITE

Fonte da imagem: preciolandia





TRADIÇÃO DO SERTÃO


   

     Era uma tradição no sertão e em todo o nordeste do Brasil. Esse artefato feito de alumínio e que era produzido pelas indústrias para transportar o leite in natura das propriedades rurais para as cidades para ser vendido a população, e também ser entregue na indústria de beneficiamento de laticínio. 


   

    Esses latões eram fabricados de todos os tamanhos, pequenos, médios e grandes. Eles sempre foram a marca registrada dos agropecuaristas em suas fazendas, também os médios e pequenos criadores de gados, usavam muito. Quem é que não conhece a cena urbana de leiteiro nas portas com seus latões, vendendo o leite in natura. 


     

     Esses artefatos eram feitos de aço revestidos por uma camada dupla de estanho (aço estanhado). As suas espessuras geralmente são 36cm diâmetro x 64cm altura. Os latões depois que eram usados, tinham que ser higienizados para serem usados de novo. 


    

    Os latões com a continuação do tempo e de uso tinham um desgaste natural. Com o avanço de tecnologias, eles foram sendo substituídos pelos de plásticos. Eles hoje fazem parte de peças de artesanato. 

    

     O leite carregado através dos latões pelos leiteiros, tinha um aspecto mais correto, se tratando da preservação à natureza. Era só verve o leite e consumi-lo, isso acontecia nos anos de 1970. De lá para cá a indústria de laticínios começava a vender o leite ensacado, não muito igual ao in natural. 


     

     Pior para o meio ambiente que recebe nos lixões milhões de saquinhos. Realmente a modernidade na maioria das vezes, ela facilita a comodidade da sociedade, porém ela também é avassaladora para o meio ambiente a onde vivemos. Enfim, o latão de alumínio feito para o transporte de leite, ele foi substituído pelo de plástico e realmente está nas nossas memórias e na nossa história.


Nenhum comentário: