A CAPITAL DO JEANS NO NORDESTE – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: A CAPITAL DO JEANS NO NORDESTEBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: A CAPITAL DO JEANS NO NORDESTE A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: A CAPITAL DO JEANS NO NORDESTEBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: A CAPITAL DO JEANS NO NORDESTEBlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

31 março, 2016

A CAPITAL DO JEANS NO NORDESTE

TORITAMA






TORITAMA





       O nordeste brasileiro é mesmo surpreendente para quem não o conhece pois para quem já o conhece, não é tão surpreendente assim. Aonde jamais poderíamos imaginar que ele fosse florescer, aí é que ele floresce. Em pleno agreste pernambucano, a força da geração de emprego e renda está visível através da movimentação das pessoas na cidade de Toritama. Bem, eu vou explicar o que acontece nessa cidadezinha nordestina.





         Como solo dessa região não tem um rio perene e também não tem pequenos açudes para que se invistam nele, a população dessa cidade foi forçada a buscar um meio de sobrevivência para que gerasse emprego e renda para todos que ali moram. Sendo assim, eles optaram em começar o ramo calçadista na região, inicialmente foi isso, então depois de alguns anos, isso fez dessa região, um polo produtor calçadista em destaque durante a década de 1970. 





       Anos mais tarde, essa atividade declinou-se em decorrência do aumento da concorrência da indústria de grandes calçadistas, isso fez o setor dessa região entrar no vermelho e pouco tempo depois, fechar as fábricas ali instaladas. Mais uma vez, a população teve que procurar outra forma de trabalho. Como não poderiam entrar no setor de pecuária e agrícola, optaram pela fabricação de Jeans industrial, começando com retalhos.






       A atividade proliferou no agreste pernambucano rapidamente, sendo que 15% das confecções feitas por jeans produzidas no Brasil, vem de Toritama. Veja que nesse relato do começo desse texto, a gente nota que o nordestino não desanima nunca, ele coloca um negócio, não deu certo, parte para outro, e assim sucessivamente até conseguir o sucesso desejado. Cidades das várias regiões do nordeste, realmente não existe emprego, a não ser na agricultura ou pecuária, isso quando existe uma terra fértil, mas a maioria são cidades que precisam de investimentos para crescer e foi isso que aconteceu com Toritama. 





       No parque das Feiras, fica concentrado o comércio da cidade e a maioria das lojas de roupas. A sua área é dividida em boxes e lojas, possuindo unidades de restaurantes e lanchonetes em seu complexo. O seu estacionamento comporta 2.000 veículos. Inaugurado em 2001 aoo todo são 1.518 boxes. A capital do Jeans é realmente surpreendente, mostra para o Brasil que a força do nordeste é impressionante, em uma cidadezinha do interior pernambucano gera emprego e renda e faz crescer a sua economia junto com a economia do nordeste e do Brasil. Essa cidade tem uma população de mais de 37 mil habitantes. 





       Ela fica aproximadamente 140 KM do Recife a capital do estado de Pernambuco. A sua história não é diferente de algumas outras cidades da região nordeste não, basicamente começam como povoados em terras de antigas fazendas de gado e que com o passar dos anos se transformam em pequenas cidades e vão crescendo economicamente ao seu modo e aos costumes das pessoas que ali vivem. Ela foi elevada à categoria de cidade em 29 de dezembro de 1953. 





       Os produtos de vestuário que são vendidos nessa cidade nordestina, são de excelente qualidade e com preço baixo. A cidade de Toritama atrai consumidores de todo o Brasil para comprar o seu jeans que é fabricado na própria cidade para a revenda. Sendo assim, vemos que esse nosso nordeste é lindo demais e, quando produz, ele produz para todos. É isso galera, viva Toritama, viva o nordeste e viva o Brasil.

















Nenhum comentário: