JIPE DOS SERTÕES – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: JIPE DOS SERTÕESBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: JIPE DOS SERTÕES A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: JIPE DOS SERTÕESBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: JIPE DOS SERTÕESBlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

24 março, 2016

JIPE DOS SERTÕES



                               



                                               

                                                       

                                

                                 HISTÓRIA DE SUCESSO   






      Quando eu falo que o nordeste brasileiro é uma potência comercial, eu não estou falando nenhuma bobagem, apenas estou repetindo o que muita gente já sabe, porém ainda tem alguns que pensam que o nordeste do Brasil ainda é estigmatizado como uma terra de pobres e de fome, triste engano. O nordeste brasileiro de 12 anos para cá cresceu mais que algumas outras regiões brasileira. Isso porque teve incentivo tanto do governo federal, como incentivo da iniciativa privada em grandes projetos. 





         O nordeste hoje, é uma das melhores regiões do Brasil, para investimentos, para se visitar e para conhecer a fundo o que é essa região. Não precisa ser um conhecedor para ver o quanto isso aqui está crescendo. Alguns estados mais do que outros, mas em média, essa região cresce bem. Que as áreas em desenvolvimento são as mais convidativas para se investir em alguma coisa por aqui. O bolo da cereja é aqui, só precisa conhecer para tirar suas dúvidas. 





       Aqui tem um clima maravilhoso, tem uma terra ótima, e uma logística espetacular. Vou falar aqui de uma das fábricas de automóveis que começou pequena em 1995 na cidade de Horizonte, no estado do Ceará, e foi comprada pela gigante americana, à Ford do Brasil. A fábrica da troller foi ampliada e a sua capacidade produtiva também. Ninguém entendeu muito quando essa gigante do setor automotivo, comprou a troller. Uma fábrica artesanal mais que sempre foi sucesso diga-se de passagem, dentro do nordeste e fora dele. Até hoje os jipes troller fazem sucesso.  





       Eu acho que a ford percebeu isso, e investiu na marca, pois eles já tinham percebido que era uma marca de sucesso, com um ótimo produto. Pois bem, deve ter tido outro motivo bem mais atraente, que foi uma generosa parcela de incentivos fiscais do antigo Regime Automotivo do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, criado nos anos 1990. Logo que a Ford adquiriu a Troller, a Ford passou a ganhar isenção total de IPI de tudo que fosse produzido na região, isso por um determinado tempo, é claro, mais por outro lado a fábrica teve que investir e gerar empregos naquela região. 





       A ford remodelou a fábrica da Troller na cidade de Horizonte no estado do Ceará, e que produz o único produto que é o fora de estrada T4. Ela aplicou um investimento de R$ 215 milhões, nessa fábrica de horizonte, o equivalente ao investimento de três meses de isenção de IPI nos produtos feitos também Camaçari que fica no estado da Bahia. Esses recursos vêm do mesmo pacote de R$ 2,8 bilhões que a empresa Ford investiu em suas operações no Nordeste brasileiro. 







Vemos que essa região tem potencial para investimentos, e tem mão de obra que pode muito bem ser qualificada, gerando assim emprego e renda para uma parte da população desses municípios a onde estão sendo feitos esses investimentos. Para quem tem visão comercial, sabe que, o nordeste do Brasil só precisa de incentivos para gerar empregos.



Nenhum comentário: