CIDADE MAIS LIMPA DO BRASIL – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: CIDADE MAIS LIMPA DO BRASILBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: CIDADE MAIS LIMPA DO BRASIL A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: CIDADE MAIS LIMPA DO BRASILBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: CIDADE MAIS LIMPA DO BRASILBlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

05 abril, 2016

CIDADE MAIS LIMPA DO BRASIL

ACARI - RN | Fonte da imagem: portalrafaelfernandes
Fonte da imagem: portalrafaelfernandes







ACARI - RN







      As cidades do sertão nordestino, algumas além de ser lindas, parecem cenário de filmes do século passado. O cenário dessas cidades do interior do nordeste brasileiro, nos remete a cidades de contos de fadas, porque isso, porque são cidadezinhas bem pequenas com uma população bem educada e com um aspecto cultural tradicional. Essa cidade que vamos falar hoje, é a cidade de Acari no Rio Grande do Norte. 





    Ela foi desmembrada da cidade de Caicó no RN em 18 de março de março de 1835, por uma resolução do Conselho do Governo em 11 de Abril do mesmo ano. Passou a cidade em 15 de agosto de 1898. Essa região era habitada pelos índios Cariris. Acari foi fundada na condição de povoado como tantos outros municípios do nordeste brasileiros, pelo sargento-mor Manuel Esteves de Andrade, vindo da serra do Saco. 





     Já no ano de 1937 a capela do novo povoado foi erguida, consagrada a Nossa Senhora da Guia. Então em 11 de abril de 1835 a resolução do conselho criou o município de Acari. Nessa mesma época, ou seja, na época do império, já era obrigação da população a limparem a frente das casas. As pessoas eram obrigadas a manterem limpa a cidade. Isso no Brasil império e no Brasil colônia e até os dias de hoje ou seja, na república, o lema é o mesmo, os habitantes manterem limpas as suas casas e deixarem as ruas bem conservadas. 





      Para quem não conhece a cidade de Acari, ela fica na região do Seridó, na microrregião do Seridó Oriental, na Mesorregião Central Potiguar e no Polo Seridó. A sua população gira em torno de mais ou menos 11.035 mil habitantes, isso no último censo, sendo que 8.841 residentes na área urbana e 2.348 na zona rural. Acari tem uma área territorial de 610,3km². Sua altitude é de 270 acima do nível do mar. 





    A população dessa cidade foi tomando consciência, e se tornando mais e mais orgulhosa pelo o título que a cidade leva, que é a de ser a “cidade mais limpa do Brasil”, esse título foi dado a ela em 1973, e o slongan da época era: “nessa cidade o “sugismundo” não pode morar”, um slongan que foi criado pelo prefeito da época, Sr. José Braz de Albuquerque Galvão Filho. Até a data de hoje, essa cidade vem sendo a cidade mais limpa do Brasil. Acari fica a 215 KM da cidade do Natal a capital do Rio Grande do Norte. 





     O prêmio InovaCidade 2015 faz parte do Smart Business América Congresso & Expo 2015, que premia projetos e iniciativas que contribuam com a melhoria da qualidade de vida das cidades, nas áreas de sustentabilidade, governança energia, mobilidade urbana e inovação tecnológica. 





      Seus atrativos culturais são: o museu histórico/museu do sertão, fica localizado no antigo prédio da cadeia e intendência (casa de Câmara e Cadeia), Igreja Nossa Senhora do Rosário, Matriz Nossa Senhora da Guia (Padroeira de Acari), sobrados, casario urbano, Capela Nossa Senhora de Lourdes, Casas de Fazendas, Sítios arqueológicos e outros. Alguns atrativos naturais de Acari são: O açude Gargalheiras e a Serra do Bico. Para quem gosta de turismo de aventura essa região é propícia, pois você pode escalar a serra do bico da arara, conhecer algumas inscrições rupestres, fazer trilhas e muito mais. 





      Também tem o açude Gargalheiras que quando está cheio é o cartão postal dessa cidade, em épocas de chuvas ele chega a sangrar, fazendo disso um espetáculo que só mesmo a natureza pode proporcionar, formando o chamado véu de noiva. Também tem a pedra do avião, a cachoeira Furna da Onça e tantas outras coisas que a própria natureza pode nos oferecer nessa região maravilhosa chamada de Nordeste. 





        Na sua gastronomia, Acari não foge à regra, ou seja, o cardápio é o mesmo cardápio de qualquer outra cidade do nordeste brasileiro, um manjar de delicia é servido para nós. Sempre é servido a maravilhosa carne do sol, buchada, galinha caipira, picado, linguiça sertaneja, peixe, camarão, bode assado, feijão verde, pirão de peixe e outros. O seu artesanato também é muito tradicional, redes e bordados, esculturas de cerâmica, arte em ferro e muitas outras coisas. Vindo ao Rio Grande do Norte não deixe de conhecer a cidade de Acari.






Nenhum comentário: