A ILHA DAS CANÁRIAS – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: A ILHA DAS CANÁRIASBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: A ILHA DAS CANÁRIAS A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: A ILHA DAS CANÁRIASBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: A ILHA DAS CANÁRIASBlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

06 abril, 2016

A ILHA DAS CANÁRIAS

DELTA DO PARNAÍBA | Fonte da imagem: bahia.ws








DELTA DO PARNAÍBA






      A beleza do lugar é o ponto mais visível quando as pessoas chegam a ele, sendo assim, eu só posso dizer que apesar de eu não concordar com o poeta de que “a beleza é fundamental”, mas nesse caso aqui, necessariamente é importantíssimo. Como eu já falei em algumas outras postagens, o nordeste é uma região abençoada por Deus e bonita por natureza, também é uma outra frase de outro poeta, mas na verdade, essa região é realmente um caribe brasileiro, isso porque vemos e sentimos todo esse clima que aflora nas pessoas e as paisagens colossais que o seu litoral nos mostra. 





       Do litoral ao sertão dessa região brasileira, o que se ver, são maravilhas de pontos culturais tanto dado pela própria natureza ou criado pelos homens. Enfim, é uma região que me orgulha muito em falar dela, porque eu vejo o potencial que ela tem em várias áreas culturais, sociais e econômicas. Bem, mas aí já é outro assunto, vamos falar de um ponto turístico dessa região que fica no estado do Maranhão, mais um ponto turístico que o estado do Maranhão nos mostra. 






     A ilha das canárias fica no delta do Parnaíba, o local é um dos mais lindos da costa nordestina e está em um arquipélago com 80 ilhas, os turistas se surpreendem com tanta beleza e com os animais da região, também encontra dunas, igarapés, manguezais, caranguejos, jacarés e inúmeras aves que fazem parte desse ecossistema. Essa ilha fica em Araioses no Maranhão é a segunda maior ilha do Delta do Rio Parnaíba, perdendo apenas para a ilha Grande que fica no estado do Piauí. Existe um povoado de pescadores com mais de 2.500 habitantes. 





     Sua história começa em 1806, quando um pescador cearense de Acaraú, junto com mais três companheiros, atraídos pela farta quantidade de peixes e com objetivo de implantar a pesca de curral na barra dos mergulhões que posteriormente passou a se chamar de “canárias”, devido à grande quantidade de pássaros denominados canários na região, e uma planta que servia de alimento para os animais chamada canarana. Assim as pessoas começaram a viajar para a ilha dos canários ou canarana. Essa ilha hoje, é uma área de preservação ambiental. 





       Tem crescido muito os investimentos na área, muitas pousadas e melhorando a infraestrutura do local. O acesso para essa ilha é feito pelo porto dos tatus onde se encontra com facilidade barcos para transportar as pessoas para a ilha. Apesar da maior parte do delta encontrar-se no estado do Maranhão, o acesso mais fácil para os turistas é pela cidade de Parnaíba, a segunda maior cidade do Piauí, ela tem cerca de 150 mil habitantes. 





    Do centro de Parnaíba para o porto dos Tatus, a onde o embarque é feito para o passeio no delta, você precisa percorre um curto trajeto feito de carro. Então como a gente ver, esse nordeste lindo tem maravilhas que podem e muito te surpreender, é só você criar coragem e vir conhecer esse pedaço do Brasil, você pode gostar e muito do que você pode ver por essa bandas. Venha conhecer o nordeste, ele te espera de braços abertos.












Nenhum comentário: