LOCAL DE PEREGRINAÇÃO – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: LOCAL DE PEREGRINAÇÃOBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: LOCAL DE PEREGRINAÇÃO A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: LOCAL DE PEREGRINAÇÃOBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: LOCAL DE PEREGRINAÇÃOBlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

12 abril, 2016

LOCAL DE PEREGRINAÇÃO

O MONTE DO GALO | Fonte da imagem: odiariolajespintadense







O MONTE DO GALO






     A cidade de Carnaúba dos Dantas no Rio Grande do Norte, tem um santuário religioso muito frequentado pelas pessoas religiosas tanto dessa cidade, como também de outras cidades do nordeste e do Brasil. O Monte do Galo é um santuário muito conhecido pelos fiéis da igreja católica, e que tem como padroeira, Nossa Senhora das Vitórias. Tudo começou quando um grupo de nativos da região, resolveu colocar uma imagem do galo no topo da serra, e também ergueram um cruzeiro, isso em uma homenagem ao fundador da Cidade, Caetano Dantas. 





      Depois esse local foi se tornando ponto de romarias e trazendo muitos dividendos para esta cidade tão bonita do Seridó. Durante todo o ano, esse ponto religioso do Seridó recebe fieis, mas durante a semana santa ele vira ponto turístico, aumentando consideravelmente a quantidade de romeiros. Durante todo o trajeto para o topo do morro, podemos encontrar a via sacra, capela, cruzeiro, e a estátua do galo. O monte do Galo tem uma altura de 155 metros, e oferece aos turistas, uma vista panorâmica belíssima lá do alto. 





      Na semana Santa, os turistas podem conhecer o espetáculo da encenação da Paixão de Cristo, com vários atores da própria cidade, isso já acontece há pelo menos trinta e poucos anos. O maior santuário religioso do Seridó, o Monte do Galo, que foi criado no ano de 1927 fica lotado de fieis nos feriados religiosos. Do alto da serra, pode-se avistar outros pontos turísticos dessa cidade maravilhosa que se chama Carnaúba dos Dantas, um deles é o Castelo Bivar, com uma arquitetura medieval francesa, e imponente dentro da caatinga nordestina, ele fica sendo observado pelos fiéis que estão em peregrinação no alto do monte do galo, também dá para se observar outros pontos da cidade. 





     As caravanas de carros com romeiros ficam estacionados no Sopé do Monte do Galo, enquanto os mesmos transitam aguardando a celebração litúrgica dos eventos católicos que estão acontecendo no momento. A história conta que os habitantes mais antigos desse lugar, ouviam um galo cantando em cima do serrote, isso no século XlX. Talvez seja por isso que fizeram uma escultura de um galo e colocaram no alto do serrote. 





      Essa área de peregrinação fica na micro região do Seridó Ocidental, tem uma área de 246 KM², fica distante da capital do estado do Rio Grande do Norte, Natal, 227 KM e você pode vir da capital para Carnaúba dos Dantas, pela BR 304 até Macaíba, pegando o trevo pela BR 226 até a cidade de Currais Novos, de lá você pega a BR 437 indo no sentido da Cidade de Acari, depois pega um trecho da RN 086, em seguida pega o trevo para a RN 288.  Chegando na cidade de Carnaúba dos Dantas, você vai ter não só o monte do galo, mas outros pontos turísticos maravilhoso que a cidade oferece para os turistas. 





     Então como vemos, no interior do nordeste brasileiro, as pessoas são religiosas e muito devotas, isso também está em toda parte do nordeste, pois o nordestino é religioso desde que nasce. O turismo religioso é bom porque alimentamos nossa alma, e temos sempre encontros com Deus, além de gerar emprego e renda para esse povo que mora nessas cidades pequenas dos interiores do nordeste brasileiro. Vindo ao estado do Rio Grande do Norte, procure conhecer esse ponto turístico que fica na Cidade de Carnaúba dos Dantas. Você terá toda atenção necessária por parte dos organizadores dos eventos religiosos que existem nesse local.





















Nenhum comentário: