ENTRADA PARA O DELTA – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: ENTRADA PARA O DELTABlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: ENTRADA PARA O DELTA A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: ENTRADA PARA O DELTABlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: ENTRADA PARA O DELTABlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

29 outubro, 2016

ENTRADA PARA O DELTA

ÁREA DE PRESERVAÇÃO | Fonte da Imagem: Delta do Parnaíba











ÁREA DE PRESERVAÇÃO






 
      Se existe um negócio que o estado do Piauí tem, esse negócio é a beleza que esse estado tem, isso tanto no sertão como no seu litoral. A cultura piauiense é bem diversificada e rica. A cozinha piauiense é maravilhosa e eclética, é um manjar. A água desse estado é uma das melhores do Brasil, costuma-se dizer, que quem toma a água do Piauí, sempre voltará por lá. Mas vamos falar aqui um pouco, de uma localidade e de um porto que serve de ponto de apoio para quem vai conhecer o “delta do Parnaíba”. 






       O porto dos tatus, está localizado na ilha grande, cerca de uns 11 KM da cidade de Parnaíba. Ele é a porta de entrada para quem quer embarcar para passeios no Delta. A maioria dos passeios, saem de lá. Antigamente, alguns dos passeios, saiam do Porto das Barcas, mas hoje em dia, são poucos os que saem desse porto, os passeios de hoje, saem mais pelo o Porto dos Tatus. O processo de urbanização do Porto dos Tatus, está em andamento. Ele fica no município de Ilha Grande, no litoral piauiense. Com a urbanização do Porto dos Tatus, os turistas e ribeirinhos, ganharão um mirante, de onde terão uma vista panorâmica do Delta do Parnaíba. 






      Nesse local, também vão construir lanchonetes, pista de pouso de Helicópteros e um grande estacionamento. Nesse projeto, vai ter uma grande plataforma de embarque e desembarque de passageiros, e uma outra, para desembarque e embarque de mercadorias. Como vemos, esse projeto vai contemplar esse local com geração de emprego e renda para as famílias que moram nessa região. Essa região do Delta, é visitada o ano inteiro, e é esse porto que dar acesso as 73 ilhas que formam o Delta do Parnaíba. 






        Os ribeirinhos também usam esse porto, para se locomoverem para as vilas de pescadores e ilhas habitadas e que estão dentro do Delta do Parnaíba. No projeto que vai beneficiar o Porto dos Tatus, a área ganhará local para comercialização de artesanato, para palestras, exposições, apresentações culturais e área para as crianças brincarem. Nessa área também, existirá um cinema. Tudo indica que essas benfeitorias que vão ser feitas nesse local, irão melhorar o fluxo turístico desse porto, pois através de obras como essas, sabemos que o conforte e a comodidade para turistas e nativos dessa região é de vital importância para que esse local funcione com qualidade para beneficiar quem por ele passa. 






       A importância desse porto para toda essa região é tão grande, que a Companhia Docas do Maranhão, e o Governo do Estado do Piauí, construíram um atracadouro simples nesse local, mesmo sendo do lado que fica o estado piauiense, pois é que lá, é a porta de entrada para o Delta do Parnaíba, pois esse Delta está espalhado dentro dos dois estados Nordestinos, mas esse porto é um ponto mais estratégico para a entrada para todo o Delta. 






       Sabemos que, com essa urbanização desse Porto, o local vai ter um grande impulso econômico, social e cultural, mas também é preciso que a iniciativa privada invista nessa obra, para que as pessoas que por lá passam, tenham mais conforto quando estiverem usando esse local. Quando chegar em Parnaíba, será necessário dirigir-se ao Porto dos Tatus, para poder embarcar em um dos passeios do Delta. Você indo ao Porto dos Tatus, de carro, você vai cruzar a cidade de Parnaíba até o centro da cidade, em seguida segue em direção ao Porto das Barcas. 






       Cruze a Ponte para a ilha de Santa Isabel (por cima do Porto das Barcas) e siga reto pela estrada. Você verá a sinalização das placas que te indicam a onde fica o Delta do Parnaíba, depois você vira à esquerda, na bifurcação. Então você passará no meio de uma pequena vila, e continue seguindo a estrada principal,  vire à esquerda na placa. Então quando você chegar no final da rua, é onde fica o Porto dos Tatus. 






      Os embarques, são feitos no centro, próximo à ponte do Porto das Barcas. Indo ao Piauí, não deixe de conhecer esse cartão postal piauiense, uma maravilha que Deus deixou aqui na terra, para que nós. Uma maravilha da natureza feita pelo criador. O estado do Piauí pode te surpreender bastante, pois esse estado tem história, tem cultura e tem arte. Para falar do Piauí, é preciso conhece-lo, pois essa região, tem lugares maravilhosos que precisam ser conhecidos e divulgados. O calor humano dessa terra, é muito maior que o calor do seu clima. Visita o estado do Piauí, você ficará encantado.





Nenhum comentário: