FOLGUEDOS – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: FOLGUEDOSBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: FOLGUEDOS A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: FOLGUEDOSBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: FOLGUEDOSBlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

21 abril, 2014

FOLGUEDOS

                 

                                            








                                                 Cultura Nordestina

    






       Folguedos são festas que são populares, cuja suas características são presença de músicas, danças e representações teatral, que se realizam anualmente em determinadas datas em algumas regiões brasileiras.

      




    Algumas são religiosas e outras são folclóricas. Exemplo: O pastoril é um folguedo natalino, ele é apresentado na época natalina. Outro folguedo que é apresentado na época do natal é o Reisado. O bumba meu boi, é um folguedo que tem suas raízes vindas dos Africanos, Portugueses e Indígenas.

      




     Ele é realizado nos mês de novembro. O maracatu é uma dança tipicamente pernambucana e que é representada pelos trabalhadores rurais da zona da mata de Pernambuco, e que acontece sempre na época do Carnaval.

      




     Os Folguedos fazem parte da cultura Nordestina e Brasileira. No Nordeste eles se fazem mais presentes. O nordeste com as suas tradições e os seus costumes, sempre tratou de preservar os seus folguedos, trazendo em determinada data, as celebrações e manifestações folclóricas para mostrar ao seu povo.

       




      Os folguedos hoje favorecem o crescimento turístico da região a onde ele está sendo apresentado, isso consequentemente é uma forma de se preservar a cultura e os seus costumes e de aquecer a economia da localidade a onde ele está sendo desenvolvido.

      




       Essa é uma boa forma de se levar cultura para o povo e de geração de emprego e renda para o povo também. Pode se avaliar que esses eventos possuem uma potencialidade de mecanismo de desenvolvimento.

      




       Os folguedos são apresentados por grupos folclóricos que encenam personagens por hierarquia, usam indumentárias específicas, calendário ciclo e seguem em suas encenações um único enredo. Os folguedos na região nordeste do Brasil, eles são muito presente. Venha conhecer o Nordeste no mês de Junho, esse mês as festas são constantes.



Nenhum comentário: