CHAPADA DA IBIAPABA – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: CHAPADA DA IBIAPABABlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: CHAPADA DA IBIAPABA A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: CHAPADA DA IBIAPABABlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: CHAPADA DA IBIAPABABlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

22 novembro, 2014

CHAPADA DA IBIAPABA

                  
                                             Fonte da imagem: ibiapabaagora
                                        

                               

                                   UM PEDAÇO DO NORDESTE



     Quem não conhece o nordeste e quem não conhece o estado do Ceará, está perdendo a chance de conhecer culturalmente e territorialmente sem falar nos pontos turístico desse estado e dessa região. Desde já eu aconselho a todos a conhecerem o nordeste e a este estado tão lindo e cheio de pontos turístico para serem visitados. 
    
     



       Eu já passei por alguns pontos turísticos dessa região e aconselho a todos a conhecerem. Entre o estado do Piauí e do Ceará existe um desses pontos turísticos magníficos para as pessoas conhecer, eu estou falando da serra da Ibiapaba, também conhecida como Serra Grande.
   
    




       Nessa região se encontram as cidades Guaraciaba, que tem 37 mil habitantes, São Benedito com um pouco mais, ou seja, 44 mil habitantes, a cidade de Ibiapina tem um pouco menos 22 mil, seguido de Ubajara com 31 mil habitantes, também tem a mais populosa de todas essas outras, que se chama Viçosa do Ceará, com 55 mil habitantes. 
  
     




      De todas essas cidades citadas aqui, as cidades turísticas da serra são Ubajara, Tianguá e Viçosa do Ceará. Um dos pontos turístico da serra de Tianguá, é o Sítio do Bosco, a onde fica localizado a rampa de vôo livre de Tianguá, também tem algumas grutas e algumas trilhas. O local tem espaço para acampamento, tem piscina natural e uma bela vista para ser apreciada.
   
     




       Em Tianguá o turista também vai encontrar fonte de água mineral, fresquinha para ser degustada e matar a sede dos que ali freqüentam.  O Parque Nacional de Ubajara está localizado na Serra da Ibiapaba, a noroeste do estado do Ceará, e que pertence ao município de Ubajara. Esse paraíso fica a cerca de uns 300 Km da capital cearense Fortaleza.
   
     




        Para se chegar até lá, o turista tem duas opções: De Ônibus saindo de Fortaleza, pega-se o Guanabara  ou Ipu Brasilia. De carro a partir da cidade de Fortaleza ou Teresina, deve seguir pela CE 187 chegando em Ubajara. A entrada do Parque Nacional fica a 3 Km do centro.  Esse acesso também é feito por Mucambo e Ibiapina ou por Canindé e Ipu.
   
   




       Para quem não conhece o Nordeste do Brasil, algumas pessoas acham que essa região não tem potencial, não tem educação e por fim acham que não tem cultura. Acho que essas pessoas deveriam mudar seus conceitos.
   
     




        O Nordeste do Brasil é uma região rica e que tem um potencial turístico muito amplo e rico em todos os aspectos. Para aqueles que valorizam a cultura e tudo que ela representa para a sua sociedade, aqui está uma boa dica. Visitem o Nordeste, visitem o Ceará.
  
    




      Este estado tem pessoas maravilhosas, tem uma bela culinária, um folclore maravilhoso, uma música regional vibrante, e uma cultura em todos os aspectos riquíssima. Desde já eu aconselho a conhecerem este estado do nordeste brasileiro, pois eu conheço a cultura do local e sei que é uma das mais atuantes no cenário das artes brasileira.
  
     




        Essa serra é conhecida também como Serra Grande, ou Ibiapaba. Com uma altitude média de 800 m acima do nível do mar, a região tem temperatura em torno de 23°, 24°, podendo chegar ao período noturno a uns 17° c. O planalto da serra da Ibiapaba ou Serra Grande, se inicia a 40 km do litoral e vai aos limites ocidentais do estado, fazendo a divisa dos estados do Ceará e o estado do Piauí.



Nenhum comentário: