REGIÃO PORTUÁRIA – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: REGIÃO PORTUÁRIABlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: REGIÃO PORTUÁRIA A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: REGIÃO PORTUÁRIABlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: REGIÃO PORTUÁRIABlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

21 março, 2016

REGIÃO PORTUÁRIA

PORTO DE ITAQUI | Fonte da imagem: Logweb






                                    PORTO DE ITAQUI



      O nordeste brasileiro é uma potência comercial, essa região brasileira é extremamente atrativa para quem deseja investir nela. Exporta de tudo um pouco, de petróleo a sal de cozinha, de frutas a automóveis, de grãos roupas, e por aí vai. Ela é muito promissora, pois esta região, além de ter um potencial incrível, ainda tem infraestrutura e logística para escoar mais rápido toda a sua produção. Eu sempre sou otimista no que se refere ao progresso desse lugar, pois como as próprias estáticas falam, a região nordeste cresceu mais do que o resto do Brasil economicamente. 





      Com essa região crescendo, existe grande perspectiva de geração de  empregos nas indústrias desses estados nordestinos que dão incentivos para que elas se instalem em seus territórios. Pois bem, todos os estados nordestinos, tem uma grande parcela no crescimento econômico, cultural e social dessa região linda do Brasil. Não é à toa que os investidores estão preferindo investir no nordeste brasileiro, pois tudo que aqui se planta, aqui se colhe. 





         Então poderíamos está falando aqui da prosperidade do Nordeste brasileiro a semanas, e também poderíamos falar de várias coisas que precisam ser mudadas, mas com tudo isso, vemos que o nordeste mudou muito, e mudou para melhor, acho que pelo menos há uns 10 para cá. Mas vamos falar de um dos estados que contribui e muito para o crescimento do nordeste, e porque não dizer o crescimento do Brasil. Vamos falar do estado do Maranhão. 





            Esse estado que tem um potencial econômico estrondoso, isso gera emprego e renda para todos que lá se encontram, mesmo com alguma redução na situação empregatícia, vemos que ainda é uma região que está investindo. Podemos começar pelo o alumínio que vem do estado do Pará e é beneficiado na indústria maranhense. Porque São Luis, tem um Porto responsável pelas exportações do centro norte e meio norte. 





            Eles apostam no encurtamento de distâncias entre Brasil e Europa ou outros continentes. Para se ter uma ideia, o Porto de São Luís tem um encurtamento de pelo menos 7 dias em relação aos portos de Paranaguá no Paraná e o de Santos em São Paulo. O porto do itaqui exporta 2,5 milhões de toneladas, mais pode atingir em 4 anos 5 milhões de toneladas, por aí a gente ver a força da região do nordeste brasileira no que se refere a área comercial desse estado. Também está sendo exportado por esse porto, os grãos que são produzidos no estado do Maranhão, Tocantins, e todo o centro norte. 





          O porto de Itaqui é uma porta de escoamento para o eixo meio norte e centro norte, isso deve girar uma economia com menos despesas. Esse lindo estado nordestino, vem se posicionando como corredor de minério, produtos agrícolas e industriais. O estado também exporta artesanato e plantas medicinais. O Maranhão tem sete distritos industriais, dos quais três estão implantados, são eles: São Luis, Imperatriz e Balsas. O restante são Rosário, Santa Inês, Bacabal e Açailândia, ainda em fase de implantação. 





          Todos próximos a áreas da estrada de Ferro Carajás. Essa é uma estrada de ferro feita para escoar a produção de mineiro no estado do Pará, ela liga o estado do Pará na região norte, ao estado do Maranhão na região nordeste. Essa é a força de um dos estados nordestino. A região nordestina tem suas suas carências como qualquer outro estado do nordeste tem, mas as pessoas responsáveis por gerar progresso nesses estado da região nordeste, vão resolvendo aos poucos. Afinal não é fácil administrar com sucesso, as dificuldades foram feitas ou criadas para serem ultrapassadas. Isso é o nordeste mostra para o mundo, que essa é uma das mais ricas regiões do Brasil e ótima para investimentos. Procure conhecer o nordeste, para depois você tirar as suas conclusões.







Nenhum comentário: