VIDA NO SERTÃO – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: VIDA NO SERTÃOBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: VIDA NO SERTÃO A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: VIDA NO SERTÃOBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: VIDA NO SERTÃOBlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

31 maio, 2016

VIDA NO SERTÃO

Agricultor Nordestino











O HOMEM DO CAMPO









      Uma região seca e árida, temida por muita gente, mas quando vem o inverno, tudo isso se torna verde. O problema todo é que a vida dessas pessoas depende de algum inverno, e nem sempre ele vem no tempo certo, pois tudo vai de acordo com a vontade de Deus, e os fenômenos climáticos que podem ou não ajudar essas pessoas que moram nessas áreas afastadas de algum tipo de civilização, mas que na maioria das vezes, aparecem nessas localidades de quatro em quatro anos, pessoas atrás de votos, e que nesse caso não ajudam de forma mais contundente esses nordestinos que tanto precisam de pelo menos o mínimo do mínimo de condições de sobreviver em sua região.  





      Na verdade, essas pessoas são pessoas ingênuas mas que de tanto sofrer se tornam mais espertas. Sabemos que as necessidades que eles passam nessas região de difícil acesso não é mole não, mas que de uma forma ou de outra sempre tem alguém querendo ajuda-las sem pedir algo em troca.






      Bem, praticamente todos os estados dessa região passa a faixa aonde se localiza o sertão nordestino. A desigualdade social diminuiu muito durante esses últimos 12 ou 13 anos, mas que sabemos que ainda existem pessoas abaixo da linha de pobreza, resta saber se alguém que tem consciência, se preocupa ou não com esse tipo de problema que assola uma sociedade moderna aonde muitos só olham mais pro seus umbigos e não prestam atenção em uma coisa que chamamos de preocupação social, pois onde existe fome não nos se sentimos bem em termos e não dividirmos.






      Então como vemos, essa região é uma área de transição geográfica entre sub-regiões aonde as regiões são divididas com seus relevos e seus climas. O clima dessa região é semiárido e tem um solo profundo aonde tem ele se permite a uma maior infiltração com um melhor suprimento de água. 





      O nordeste tem uma característica de ter muitos rios temporários e poucos rios permanentes. Seus maiores rios permanentes são: O rio São Francisco, os Rios Poti e o Rio Parnaíba. Apesar das adversidades impostas pelo clima, a economia do sertão está diretamente ligada à atividade agropecuária, desse modo, para um grande desenvolvimento da mesma é indispensável que o clima contribua, oferecendo condicionantes para que ocorra um plantio e que todas as etapas de uma lavoura não sejam influenciadas por falta de umidade e também os resultados não sejam influenciados pela composição climática no período de estiagem.






      Essa região é uma das que mais tem água em subsolo e, sendo assim, só precisa de projetos de irrigação para gerar emprego para famílias de baixa renda. Na faixa de sertão a gente nota que a agricultura familiar é forte, pois são pequenos agricultores que plantam em sistema de cooperativas, vemos também que nesse caso, esse sistema é uma das melhores soluções para eles. 





      Essa ainda é uma região que não ingressou no sistema de mecanização e modernização efetiva do campo, a pecuária é desenvolvida de forma tradicional ou extensiva, isso quer dizer que os animais são criados em grandes áreas, usando praticamente pastagens nativas e pouco cultivadas como o capim. 





      A produção de caprinos dentro do bioma chamado de caatinga, também é um sistema extenso. O que vemos é que essas pessoas de baixa renda que moram dentro desse bioma, são pessoas que vivem dentro de uma dificuldade extrema, pois ele depende para a sua sobrevivência, de que hajam chuvas periódicas já que os açudes na maioria das vezes se encontram com água imprópria para o consumo humano. Então vemos que nesses lugares, são lugares sem infraestrutura nenhuma e mesmo assim os sertanejos preferem morar nesses locais, pois sã onde nasceram e cresceram e conhecem como a palma da sua mão.











Nenhum comentário: