NORDESTE SOFRIDO - A ARTE DE NEWTON AVELINO | A arte do Nordeste.

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato
Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

10 de jul de 2018

NORDESTE SOFRIDO

a falta d'água no nordeste | fonte da imagem: ieadpc






A FALTA D'ÁGUA NO NORDESTE





    O Nordeste brasileiro realmente tem vários contrastes, entre belos, sofridos e explorados. Não é de hoje que essa região sempre foi uma das regiões mais carente dentre muitas coisas, a começar pela parte de infraestrutura de sub-regiões dessa região, tais como educação, saúde e segurança pública. 



    Não é de hoje que os poderes públicos, não conseguiram ainda achar, uma solução eficaz para o problema dessa região, para que as pessoas comecem a ganhar dinheiro com o seu trabalho, essa seria a melhor forma de se ganhar dinheiro rápido, é tendo água no sertão que faça o homem do campo a plantar colher e vender toda sua produção. 



    Alguns homens públicos ainda não conseguiram uma forma eficaz para acabar com esse problema, já que, em 507 anos, ninguém nunca descobriu uma formula que tirasse essa região da situação de miséria, esquecimento e do analfabetismo. Ela ainda é uma das que mais sofre com a falta dos poderes públicos presente na educação, na saúde e na segurança pública. Quando eu falo aqui de Nordeste, eu estou me referindo a sub-região nordestina, “o sertão”. 



    Esta região é uma das sub-regiões nordestinas que mais sofre com a falta de chuvas, com a falta da boa vontade dos homens públicos que parece que só aparecem nesta região de 4 em 4 anos. Sabemos que regiões mais secas que o Nordeste brasileiro, usou tecnologia de ponta e que produzem muito e exportam quase toda esta produção, tais como a Califórnia, Israel e o Egito. Porque ainda não usaram tecnologia de ponta no sertão brasileiro para ele poder produzir e dá emprego e dignidade as pessoas que moram lá? 



    Parece que o Brasil colônia, Brasil Império e o Brasil república, são os mesmo Brasis. A sociedade sabe, os políticos sabem que esse problema famigerado é causado pela natureza e que tem como consequência: mortes, fome, sede, desemprego e uma legião de miseráveis no sertão, e mesmo assim, eles procuram fazer a coisa mais simples, ou seja, um paliativo. Infelizmente essa é uma região que recebe pouca influência de massas de ar úmidas e frias, vindas do sul. 



    Logo permanece durante muito tempo, no sertão nordestino, uma massa de ar quente e seca, não gerando precipitações pluviométricas, (chuvas). Os últimos 12, 14 anos, os gestores públicos como Lula e Dilma, fizeram grande evolução na área do sertão nordestino tais como cisternas para armazenar as águas das chuvas e a transposição do Rio São Francisco. 



    Tudo isso foi um avanço enorme de combate as secas no Sertão do Nordeste brasileiro, mas os governos futuros sejam eles de que partido for, precisam avançar ainda mais com infraestrutura dentro desse sertão nordestino, porque essa região é muito rica. 



    Pois quando ela recebe um inverno bom e tem água, ela se transforma em uma forma de se ganhar dinheiro. sem água, ela se torna um problemão para quem nela mora. Hoje quase 100% do território nordestino enfrenta um cenário de seca, mesmo nas faixas litorâneas, com impactos como perda das lavouras, morte dos rebanhos e esvaziamento dos reservatórios de água. Quase todos os grandes reservatórios de água do Nordeste, estão com a sua capacidade de água abaixo do limite. 



    Seria muito bom que os políticos não só aparecessem de 4 em 4 anos, para pedirem votos para essas pessoas ingênuas, mas que eles também fizessem uma autocrítica sobre o trabalho deles dentro dessa região sofrida pela seca, e que procurassem mais investimento para infraestrutura dessa região tais como: escolas, hospitais e segurança pública para tais regiões. 



    Eles não estariam fazendo mais do que a sua obrigação como gestores públicos, pois é par isto que o voto serve, para colocar gestores públicos que queiram trabalhar pela sociedade em geral. Mas uma vez destaco aqui a necessidade dos gestores públicos fazerem um trabalho para com as pessoas que moram em lugares muito sofrido pela estiagem e pela falta da presença dos setores públicos nessas regiões e sub-regiões nordestinas.















Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...