. ARTE E CULTURA POPULARA ARTE DE NEWTON AVELINO: 12/28/14

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    28 de dez de 2014

    QUEIMADAS NO SERTÃO DO NORDESTE

                                                                   Fonte da imagem:blogmanueldutra


                                              



                                 UMA PRÁTICA CULTURAL

       




         As brocas e as queimadas no sertão nordestino é prática cultural. Mesmo sendo uma prática errada, as queimadas nesta região se dá normalmente como uma forma fácil de manipulação e manejo, porque tem um custo baixo na preparação do solo para esses agricultores.
       




          Para preparação das propriedades de grande e de pequeno porte, os agricultores usam esse método, mas não sabem eles, que isso empobrece o solo. Sem falar na poluição que tudo isso causa como, por exemplo: a poluição do ar com a queima de biomassa, que pode ocorrer por razões naturais ou por iniciativa do próprio homem, como a gente está falando.
       




          Além de isso tudo, também são introduzidas outros agentes químicos com monóxido de carbono, hidrocarbonetos, óxidos nitroso, e muito mais. Tudo isso acontece nesse contexto cultural do homem sertanejo com o seu habitat, atrás de querer sempre limpar a sua roça, na época de plantio. Essas brocas e queimadas trazem uma devastação enorme, tais como: perda parcial do solo, diminuição de carga do lençol freático, diminuição na fertilidade e outros.
       




            Essas brocadas e queimadas, quando acontecem no sertão, o fogo é uma das principais atenções para que ele não se alastre por outras propriedades e traga mais devastação. Todos os anos as queimadas trazem prejuízos para o solo do sertão Nordestino, o fogo devora a madeira que se transforma em carvão isso quando não vira cinzas, mata muitos animais e deixa toda flora arrasada. O solo empobrece a cada ano, se tornando de pouca produtividade e deixando a terra virar deserto. 
      
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG