A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: MANIFESTAÇÃO POPULAR MANIFESTAÇÃO POPULARA ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

NEWTON AVELINO

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

21 dezembro, 2015

A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro , MANIFESTAÇÃO POPULAR , CULTURA POPULAR ,

MANIFESTAÇÃO POPULAR






CAZUMBA


   

     O folclore nordestino é muito rico e que tem muitas vertentes culturais que fazem parte da história. São Luiz a capital do estado do Maranhão, tem vários festejos, e que são comemorados com muito colorido, muita música, muita festa. Vamos falar do Cazumba que é um personagem do boi. 


  

   Ele é um personagem hibrido desta manifestação folclórica, que está entre o animal e o humano. Ele é um ser mascarado que dá margem a diversas interpretações, sendo visto como um animal da fazenda, um protetor da floresta ou um preto velho. 


    

    Apresenta-se com máscaras e com vestimentas coloridas, tem um cofo de palha para dá mais mobilidade e graça ao personagem em suas coreografias de rodopios. Traz nas mãos um chocalho para badalar e marcar o ritmo, ou chicotear para espantar o público. 


   

   Eles andam sempre em bandos, e usam suas vestes coloridas sem deixar nenhuma parte do corpo de fora. Suas máscaras são as peças que chamam mais atenção, e são chamadas de caretas. Ele é encontrado nos grupos de boi da Região da Baixada Maranhense, ou seja, área de campos alagados em torno do lago de Viana. 


     

    O municípios de São Vicente, Penalva, Viana, São João Batista, e outros, são locais a onde eles se apresenta em grupos de boi de São Luiz. A sua apresentação como a do boi, geralmente é na época junina, ou seja, pelo São João. 


  

    Ele é um símbolo do São João Maranhense. É muito comum, um mesmo caxumba usar caretas diferentes conforme o contexto ritual do qual ele participa. São brincadeiras como essas inseridas dentro do folclore regional, que dá uma dinâmica a festa que acontece, ou seja, um personagem inserido dentro de uma manifestação folclórica brasileira que é o bumba meu boi, diga-se de passagem, é uma das mais conhecidas. Então é assim que surge o Cazumba, ou Cazumbá, não é à toa que esse personagem é o símbolo do São João Maranhense. 


     

     As adaptações feitas dentro de um contextos da história, talvez são elas que enriqueçam mais essa própria história de cultura que fala de nós. Isso sem falar que muda de região para região, e é assim que vai se construindo e se consolidando a nossa própria história.







Nenhum comentário: