ORIENTANDO OS NAVEGANTES – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: ORIENTANDO OS NAVEGANTESBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: ORIENTANDO OS NAVEGANTES A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: ORIENTANDO OS NAVEGANTESBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: ORIENTANDO OS NAVEGANTESBlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

06 novembro, 2016

ORIENTANDO OS NAVEGANTES

FAROL DO CALCANHAR | Fonte da imagem: Brasil Planet Turismo











FAROL DO CALCANHAR








      Sempre vemos alguns belos faróis, na costa do Nordeste do Brasil, e também do mundo. Eles na verdade, não estão ali só por boniteza ou para fazer parte da paisagem, é claro que eles têm muito mais importância para as embarcações marítimas, do que qualquer outra coisa, como por exemplo: orientar as embarcações em alto mar. Os faróis, são estruturas equipadas com uma fonte luminosa que, sempre está orientando a navegação marítima, fluvial, lacustre e também aérea, em menor escala naturalmente. 







       Eles servem para marcar pontos importantes das rotas tais como: ilhas, cabos, e acesso aos portos. Esses faróis alcançam até 10 milhas náuticas. Tudo isso, é para dá referências aos navegantes para conduzirem as suas embarcações com segurança. 







        Essa navegação se baseia em sistemas eletrônicos, mas mesmo assim esses faróis são extremamente importantes e úteis. Hoje vamos falar de um desses faróis da costa nordestina que, além de ser imponente e ter uma bela estrutura, ele faz parte da bela paisagem do litoral do estado do Rio Grande do Norte. 







         Ele está no litoral norte do Rio Grande do Norte. Estou falando do Calcanhar, mas conhecido como “Farol de Touros”, e que fica na praia de Caiçara do Norte. Esse farol atrai muitos turistas, pois sua exuberância é tão grande que, chama atenção de todos que por ali passam. 







        Ele mede 42 metros de altura, pintado nas cores preto e branco, e é um dos mais altos do litoral potiguar. Hoje ele é acionado automaticamente, pois tem alguns desses faróis que, ainda são acionados manualmente. Ele fica no encontro da divisa de São Bento do Norte e Caiçara do Norte. 







        Esse é um farol centenário, e comenta-se que ele tem a segunda maior torre de orientação náutica da América Latina. São 62 metros da base até o topo do farol. São 298 degraus que ele tem, e para o faroleiro chegar ao topo, vai ter que subir degrau por degrau para poder manter o funcionamento do aparelho óptico, que ilumina os mares e permite a orientação pelos mares, mesmo que seja a longas distâncias. 







        A primeira construção foi no ano de 1912, mas na segunda guerra mundial, a torre antiga foi substituída por uma nova torre. Getúlio Vargas, presidente do Brasil na época, foi quem inaugurou a estrutura atual. Ele está localizado no ponto mais próximo do continente africano. Isso foi o que levou a instalação desse farol, nesse ponto estratégico. O luminoso facho de luz avança a uma distância de 70 quilômetros da costa, isso dá uma boa orientação aos navegantes, deixando eles mais tranquilos para navegarem na direção correta do mar. 







        Além dele fazer parte da paisagem, ele também é um dos cartões postais dessa linda região. Costumo dizer que, a costa nordestina, tem belos faróis, guiando os navegantes. Vindo ao Rio Grande do Norte, procure conhecer as belezas naturais desse estado, você vai se surpreender bastante com as paisagens e com a infraestrutura desses locais. 







        Procure conhecer esse lindo farol, ponto estratégico do litoral brasileiro. O Farol do Calcanhar ou Farol de Touros, está no município de Touros, a 86 KM de Natal, a capital do Rio Grande do Norte. Para chegar ao farol, é só atravessar a ponte Newton Navarro, e seguir pela BR-101 Norte, sentido a cidade de Touros-RN. Procure um guia turístico credenciado para lhe auxiliar na sua passagem pelo RN.






Nenhum comentário: