UM LUGAR CHAMADO NORDESTE – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: UM LUGAR CHAMADO NORDESTEBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: UM LUGAR CHAMADO NORDESTE A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: UM LUGAR CHAMADO NORDESTEBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: UM LUGAR CHAMADO NORDESTEBlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

12 janeiro, 2015

UM LUGAR CHAMADO NORDESTE

             
                              Fonte da imagem: buzzfeed
                                        




                     DA CAATINGA À MATA ATLÂNTICA
  





      Se você nunca veio ao nordeste e acha que tudo aqui é muito bronco, que as pessoas não são esclarecidas e que são atrasadas, acho que está na hora de você vir à região para ter uma ideia própria do que é o Nordeste do Brasil.
   




     Essa região foi descoberta durante o século XVI. Pedro Álvares Cabral, desembarcou com a sua expedição no dia 22 de abril de 1500, na cidade que hoje tem o nome de Porto Seguro, Bahia. Até isso o nordeste foi um dos estados brasileiros que teve esse privilégio de ser o primeiro a ser explorado historicamente e comercialmente.
   




      Essa região brasileira é a que tem o maior números de estados com: Pernambuco (incluindo o Distrito Estadual de Fernando de Noronha), Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e o Maranhão. Foi no litoral nordestino que tudo teve início, no que se refere as atividades econômicas do país, tais como o plantio de cana de açúcar e os seus derivados, também a extração do Pau Brasil, o plantio do algodão e outros.
   




      Com o passar dos anos, as intermináveis secas no nordeste e a grande concentração fundiária vieram a migração de nordestinos para outras regiões do Brasil, principalmente nas décadas de 60, 70 e 80. Já na década de 90, devido às crises econômicas dos mercados de várias grandes cidades, caiu a oferta de empregos diminuindo assim a ida de nordestinos para o sudeste do Brasil.
   




       Nos últimos anos o movimento tradicional de imigração tem se invertido na região Nordeste. Nos estudos da nova geoeconomia do emprego no Brasil, Sergipe, Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba receberam mais imigrantes de outras regiões do Brasil.
   




      O clima dessa região apresenta temperatura elevada entre 26° a 35° anual. O índice de precipitação pluviométrica varia entre 300 a 2.000 mm, O clima no nordeste é equatorial úmido, Litorâneo úmido, Clima tropical e Clima tropical semiárido. A vegetação desse estado é dividida entre Mata atlântica, Mata de Cocais, Cerrado, Caatinga, Vegetação e Matas Ciliares.
   




   As Bacias hidrográficas do Nordeste são bem importantes para alavancar a economia dessa região, são elas: Bacia do atlântico do Nordeste oriental, Bacia do São Francisco, Bacia do Atlântico do Nordeste ocidental, Bacia do Parnaíba que fica no Piauí e a Bacia do Atlântico leste.

.



Não é spamExcluir

10

1

Nenhum comentário: