CIDADE NORDESTINA – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: CIDADE NORDESTINABlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: CIDADE NORDESTINA A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: CIDADE NORDESTINABlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: CIDADE NORDESTINABlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

19 maio, 2016

CIDADE NORDESTINA

QUIXADÁ | Fonte da imagem: www.doity










QUIXADÁ






      O Ceará é um dos estados nordestinos que mais conserva o seu acervo cultural, seja ele arquitetônico e urbanístico, seja ele biográfico, fotográfico, documental, artístico, científico ou qualquer outros tipos. O estado cearense possui diversas vertentes na área cultural seja na capital Fortaleza ou no interior. Esse estado é um dos que mais saem artistas para trabalhar pelo Brasil afora, artistas que atuam em todas as áreas. Vamos falar aqui sobre uma cidade cearense que tem uma bela arquitetura urbanística, que é a cidade de Quixadá.






      Esse município fica a 175 KM de Fortaleza, e é um dos município da Mesorregião dos Sertões Cearenses e à microrregião do sertão de Quixeramobim. Tem uma população de 100.000 habitantes. Tem uma área da unidade territorial de 2.019.822 KM², densidade demográfica de 39,91 habitante por KM². Limita-se ao norte com Itapiúna, Noroeste com Choró, a oeste com Quixeramobim, ao sul com Banabuiú, ao leste Ibicuitinga, a nordeste com Ibaretama. 





      Ela é considerada como cidade universitária do sertão central, isso em 2014, por contar com seis instituições de ensino superior, públicas e privadas. Entre algumas dessas tem o Campus da Universidade Federal do Ceará e a Universidade Estadual do Ceará. Essa é mais uma das muitas cidades nordestinas que tem o mesmo aspecto de cidade que fica entre 100.000 e 200.000 habitantes, que nos surpreende pela sua arquitetura regional e até centenária. 





      Algumas tem prédios entre o século XVl e o início do século XVlll, isso mostra o quanto essas cidades são ricas no seu aspecto urbanístico e cultural. Quixadá pertencia ao município de Quixeramobim pois, como todos já estão casados de saber, elas foram erguidas em cima de terras de antigas fazendas, e Quixadá e Quixeramobim, não são diferentes de outra cidades nordestinas.






      Então em 27 de outubro de 1870, Quixadá foi desmembrada de Quixeramobim e, através de uma lei provincial nº 1347, tornou-se município. A cidade tem mais ou menos uns 146 anos, e é uma cidade que tem uma economia que depene muito do setor terciário, o seu comércio é praticamente no centro da cidade. Na pecuária, o município é representado pela bovinocultura de leite, caprinocultura, avicultura e a ovinocultura. 





      Na cultura, a cidade de Quixadá tem dois museus, o Centro Cultural Rachel de Queiroz e o museu Histórico Jacinto de Souza. O centro cultura da cidade oferece oficinas audiovisual, teatro, artes plásticas e músicas. Sua culinária é tipicamente regional, tendo um vasto cardápio de comidas típicas. Os pontos culturais da cidade são: a Pedra da Galinha Choca, Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, Lagoa dos Monólitos, Morro do Urucu, Chalé da Pedra, Pedra do Cruzeiro, Serra do Estevão e a Trilha da Barriga, Fazenda Magé, Trilha Cabeça do Gigante, Museu Jacinto de Souza, Trilha Olho d’água, Trilha do Boqueirão, Fazenda Não me Deixes e Memorial Cego Aderaldo. Ou seja, vemos que nessa cidade cearense as pessoas podem encontrar muitos pontos turismo de aventura e eco turismo. Indo a Fortaleza, procure conhecer a cidade de Quixadá.






Nenhum comentário: