PESCADORES NORDESTINOS – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: PESCADORES NORDESTINOSBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: PESCADORES NORDESTINOS A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: PESCADORES NORDESTINOSBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: PESCADORES NORDESTINOSBlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

31 outubro, 2015

PESCADORES NORDESTINOS

         

                                    


                                   

                                PESCA ARTESANAL

   


 


    O litoral do nordeste brasileiro é muito lindo e extenso, com suas praias e paisagens paradisíacas que encantam tanto os turistas quanto os nativos dessa região, ele também é uma fonte de renda e de geração de trabalho para quem vive da pesca e tira o seu sustento do mar. 

   


    A pesca artesanal é um meio de sobrevivência para muitas comunidades que ficam as margens ou não, das praias. No litoral nordestino diariamente homens e mulheres se aventuram dentro do mar em busca de alimentos que venha a garantir a renda dessas famílias. 

  


     Hoje com a pesca extrativista em algumas regiões desse litoral, a garantia de preservação é garantida. A pesca industrializada ainda continua sendo uma atividade que acontece indiscriminadamente com rede de arrasto, as pessoas tem que se conscientizarem que se não tiver um controle nos próximos anos não existirá peixes para pescar. 

   


    A poluição com resíduos domiciliares e industriais, assim também como a retirada do pescado, tornou-se uma ameaça para fauna marinha. No Brasil, uma grande parte desse pescado chega à mesa das famílias brasileiras vindo do trabalho dos pescadores profissionais artesanais. 

   


     Os pescadores artesanais tiveram uma grande vitória quando em 2003, a pesca artesanal foi regulamentada pela primeira vez, pela lei nº 10.779, que regulamenta o seguro desemprego quando o pescador fica sem poder pescar durante o período de defeso. Sendo assim, vemos que essa figura do pescador nordestino, faz parte da cultura e da história do litoral do nordeste brasileiro. 

   


     Os pescadores tem uma imensa importância tanto como figuras históricas dentro da cultura popular nordestina, como também na história viva deles, onde essa parcela da mão de obra especializada, alavanca o aquecimento do comércio pesqueiro tanto interno quanto externo. 


Nenhum comentário: